INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: UM SERVIÇO DE MATCHMAKING DE INTERESSES DEPENDENTES DE LOCALIZAÇÃO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): RODRIGO PRESTES MACHADO

Colaborador(es):  CARLOS JOSE PEREIRA DE LUCENA - Orientador
MARKUS ENDLER - Coorientador
Número do Conteúdo: 7647
Catalogação:  03/01/2006 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7647@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7647@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7647

Resumo:
Este trabalho apresenta um serviço de matchmaking (MMS) cujo objetivo é facilitar encontros entre pessoas que estejam geograficamente próximas e que tenham interesses similares. Para que pessoas se encontrem e eventualmente colaborem, o MMS analisa perfis de usuários portadores de dispositivos móveis, que estejam co-localizados e indica quais usuários possuem um maior grau de similaridade entre os seus perfis. Os perfis são descritos como ontologias no formato OWL (Web Ontology Language), onde assuntos de interesse podem ser relacionados a regiões simbólicas. As informações sobre localizações são obtidas por meio da interação do MMS com o serviço de inferência de localização (Location Inference Service - LIS), que faz parte da arquitetura MoCA (Mobile Collaboration Architecture). O serviço MMS tem uma arquitetura cliente/ Servidor. O servidor MMS provê o serviço de matchmaking em dois modos: o síncrono e o assíncrono. O primeiro modo permite que usuários façam consultas para encontrar pessoas com interesses similares na localização em que se encontram. O segundo modo permite que usuários sejam notificados sempre que apareça algum outro usuário na sua vizinhança que tenha interesses similares aos dele. O cliente MMS provê acesso ao serviço e permite a edição dos perfis de interesse específicos para cada localização.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui