$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: CALDEIRÃO UM ESTILO DIFERENTE DE EDUCAR
Autor: LUIZ GOMES DE MOURA
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 7637
Catalogação:  02/01/2006 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7637@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7637@2

Resumo:
Inaugura-se, no Caldeirão, um modelo diferente de educar, um modelo de educação capaz de ultrapassar o grave problema da fome que se instalou na região do Nordeste brasileiro há muito tempo. Uma forma de educar longe do individualismo bem próprio de nossas instituições de educação e do espírito de competição do sistema econômico-social em que vivemos. O Caldeirão era uma escola sem currículo acadêmico, sem tempo escolar determinado, sem edifício específico, sem professor ou mestre profissional e sem livro determinado. Na realidade, Caldeirão era uma grande escola que educava as 24 horas do dia e da noite pelo trabalho de homens e mulheres nas mais diversas atividades. Não era uma escola para uma determinada categoria de pessoas, mas uma escola para todos. Pelo tipo de conhecimento aí ministrado pelos mais diversos mestres, pode-se dizer que se tratava de uma verdadeira universidade.

Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui