$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: A PESCA ARTESANAL DO CAMARÃO LITOPENAEUS SCHIMITTI NO ESTUÁRIO DO RIO FORMOSO , PERNAMBUCO (BRASIL)
Autor: VIVIANE BARROS DE BRITO
Instituição:  -
Colaborador(es):  GORETTI SONIA DA SILVA - CO-AUTOR
Nº do Conteudo: 7571
Catalogação:  09/12/2005 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7571@1

Resumo:
A exploração de camarões peneídos no estuário de Rio Formoso, litoral Sul de Pernambuco, é bastante antiga através da pesca artesanal. Esse ecossistema favorece a população litorânea da região uma fauna marinha, economicamente rentável e sustentável em termos de biomassa de espécies. Portanto, a presente pesquisa objetiva adquirir informações da pesca artesanal do camarão Litopenaeus schimitti no estuário de Rio Formoso, com vistas a subsidiar um manejo adequado à pesca dessa espécie no ambiente. As amostragens bióticas foram realizadas mensalmente no período de setembro/2001 a junho/2002, durante baixa-mar diurna em estações distribuídas ao longo do estuário. A densidade máxima desse crustáceo foi de 1.500 ind/m² e a mínima foi de 120 ind/m². Observou-se que os índices pluviométricos influenciaram na distribuição do camarão no estuário. Para a captura do Litopenaeus schimitti são utilizados, pelos pescadores, apetrechos de pesca do tipo tarrafa, redes-de-arrasto e de espera, caceia e puçá. Quanto ao uso de embarcações, comprovou-se que a maioria dos pescadores utilizam barco a remo e a vela. Através desta pesquisa foi constatado que o estuário de Rio Formoso apresenta implicações ecológicas em função das variações ambientais e de impactos antropogênicos.

Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui