$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC|



Título: ABORDAGENS MATEMÁTICAS E EXPERIMENTAIS EM CODIFICAÇÃO DE VÍDEO ADAPTATIVA À FORMA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): EMILIO CARLOS ACOCELLA

Colaborador(es):  ABRAHAM ALCAIM - Orientador
Número do Conteúdo: 7568
Catalogação:  07/12/2005 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7568@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7568@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7568

Resumo:
Esta tese aborda teórica e experimentalmente diversos tópicos de Codificação Adaptativa à Forma de objetos de forma arbitrária. Aspectos associados à representação e à codificação eficiente da intensidade e do contorno de objetos são analisados e são propostas soluções para os problemas identificados. Os métodos introduzidos são testados valendo-se de seqüências de imagens empregadas em trabalhos congêneres. Inicialmente é desenvolvida uma formulação matemática das transformadas adaptativas à forma utilizando operadores lineares e, com base nela, é obtida uma métrica que possibilita a avaliação teórica do desempenho dessas transformadas. A comparação das grandezas obtidas com resultados de experimentos mostram a validade dessa métrica para a finalidade visada. Em seguida é analisada a questão do melhor alinhamento dos coeficientes das transformadas unidimensionais de duas colunas com dimensões distintas e é proposto um método de alinhamento pela fase. Esse método caracteriza-se pela baixa complexidade e os resultados experimentais demonstram o seu desempenho superior ao de outros encontrados na literatura. Problemas específicos da codificação adaptativa à forma referentes à quantização dos coeficientes da transformada empregada são abordados matematicamente para diversas e freqüentes versões de sua implementação. Apresenta-se um método para solucionar simultaneamente os problemas da distorção do valor médio e da correlação do erro do sinal introduzido pela quantização. Constata-se experimentalmente sua maior eficiência de codificação em relação à de outros métodos propostos em trabalhos recentes. Um grande número de possíveis modificações de um codificador de cadeia diferencial, método bastante empregado para a codificação de contorno sem perda, é identificado e avaliado, concluindo-se com a implementação de um método que introduz aquelas mudanças que resultaram em aumento significativo da eficiência de codificação da forma de objetos. Por fim, propõe-se um esquema genérico de decomposição em subbandas através de uma transformada wavelet discreta adaptativa à forma. Os resultados dos experimentos realizados permitem concluir que o esquema oferece perspectivas de obtenção de eficiência de codificação superior à da transformada cosseno discreta adaptativa à forma, sobreturde em baixas taxas de bits por pixel.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF  
CAPÍTULO 1  PDF  
CAPÍTULO 2 E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF  
CAPÍTULO 3, REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICE  PDF  
CAPÍTULO 4 E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF  
CAPÍTULO 5 E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF  
CAPÍTULO 6 E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF  
CAPÍTULO 7, REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICE  PDF  
CAPÍTULO 8, REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICE  PDF  
CAPÍTUTO 9  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui