$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: A HISTORICAL RETROSPECTIVE ON DIDACTICS AND THE EDUCATOR
Autor: MARLUCE JACQUES DE ALBUQUERQUE
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 7548
Catalogação:  29/11/2005 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  PAPER
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7548@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7548@2

Resumo:
This paper sets out to reflect on the historical retrospective of Didactics and its contribution in the training of the educator. It draws together some considerations on how it has evolved from the 17th century with Comenius and his "Didactica Magna", through the Jesuits with their famous education plan "Ratio Studiorum", and how it was adapted to local reality, and from there to the Empire and the First Republic, at which time the Church continued, basically, with the control of educational institutions the function of which was to reproduce the ideology of the ruling class. After the 1st World War, the new world conditions of political and economic life were reflected in Brazil, which determined a reorientation of the educational processes and, consequently, Didactics fell under these influences and has had to cope with them up to the present day. It is perceived that, in order to teach in the new millennium, paradigmatic changes and pedagogical conceptions will be more intensely required. It is important to take into consideration that the context of transforming society is not only the classroom and the school but is to be found beyond the walls of educational institutions. Therefore to link work in the classroom with social transformation is fundamental to inducing the process of renovation in education.

Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui