XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: A HISTORICAL RETROSPECTIVE ON DIDACTICS AND THE EDUCATOR Autor: MARLUCE JACQUES DE ALBUQUERQUE
Instituição: -
Colaborador(es):
-
Nº do Conteudo: 7548
Catalogação: 29/11/2005 Liberação: 29/11/2005 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: PAPER
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7548@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7548@2
Resumo:
Título: A HISTORICAL RETROSPECTIVE ON DIDACTICS AND THE EDUCATOR Autor: MARLUCE JACQUES DE ALBUQUERQUE
Nº do Conteudo: 7548
Catalogação: 29/11/2005 Liberação: 29/11/2005 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: PAPER
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7548@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7548@2
Resumo:
This paper sets out to reflect on the historical
retrospective of Didactics and its contribution in the
training of the educator. It draws together some
considerations on how it has evolved from the 17th century
with Comenius and his "Didactica Magna", through the
Jesuits with their famous education plan "Ratio Studiorum",
and how it was adapted to local reality, and from there
to the Empire and the First Republic, at which time the
Church continued, basically, with the control of
educational institutions the function of which was
to reproduce the ideology of the ruling class. After the
1st World War, the new world conditions of political and
economic life were reflected in Brazil, which
determined a reorientation of the educational processes
and, consequently, Didactics fell under these influences
and has had to cope with them up to the present day. It is
perceived that, in order to teach in the new millennium,
paradigmatic changes and pedagogical conceptions will be
more intensely required. It is important to take into
consideration that the context of transforming
society is not only the classroom and the school but is to
be found beyond the walls of educational institutions.
Therefore to link work in the classroom with
social transformation is fundamental to inducing the
process of renovation in education.