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Título: RETROSPECTIVA HISTÓRICA DA DIDÁTICA E O EDUCADOR
Autor: MARLUCE JACQUES DE ALBUQUERQUE
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 7548
Catalogação:  29/11/2005 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
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Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7548@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7548@2

Resumo:
O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a retrospectiva histórica da Didática e sua contribuição na formação do educador. Ele tece algumas considerações de sua evolução desde o século XVII com Comenius e sua "Didática Magna", chegando aos jesuítas com o seu famoso plano de educação "Ratio Studiorum", adaptando-o à realidade local, chegando-se ao Império e à Primeira República, onde a Igreja continuava, basicamente, com o controle das instituições de ensino com a função de reprodução da ideologia da classe dominante. Após a 1ª Guerra mundial refletiram-se, no Brasil, as novas condições mundiais de vida política e econômica, determinando uma reorientação dos processos educacionais e, conseqüentemente, a Didática sofreu essas influências e vem sofrendo até os nossos dias. Percebe-se que, para ensinar neste novo milênio, serão exigidas mais intensamente mudanças paradigmáticas e concepções pedagógicas. É importante levar em consideração que o contexto de transformação da sociedade não é apenas a sala de aula e a escola, encontra-se além muros das instituições de ensino. Entretanto articular o trabalho em sala de aula com a transformação social é fundamental para eliciar o processo de renovação da educação.

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