XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: RETROSPECTIVA HISTÓRICA DA DIDÁTICA E O EDUCADOR Autor: MARLUCE JACQUES DE ALBUQUERQUE
Instituição: -
Colaborador(es):
-
Nº do Conteudo: 7548
Catalogação: 29/11/2005 Liberação: 29/11/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7548@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7548@2
Resumo:
Título: RETROSPECTIVA HISTÓRICA DA DIDÁTICA E O EDUCADOR Autor: MARLUCE JACQUES DE ALBUQUERQUE
Nº do Conteudo: 7548
Catalogação: 29/11/2005 Liberação: 29/11/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7548@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7548@2
Resumo:
O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a
retrospectiva histórica da Didática e sua contribuição na
formação do educador. Ele tece algumas considerações
de sua evolução desde o século XVII com Comenius e
sua "Didática Magna", chegando aos jesuítas com o seu
famoso plano de educação "Ratio Studiorum", adaptando-o à
realidade local, chegando-se ao Império e à Primeira
República, onde a Igreja continuava, basicamente, com o
controle das instituições de ensino com a função de
reprodução da ideologia da classe dominante. Após a 1ª
Guerra mundial refletiram-se, no Brasil, as novas condições
mundiais de vida política e econômica, determinando uma
reorientação dos processos educacionais e,
conseqüentemente, a Didática sofreu essas influências
e vem sofrendo até os nossos dias. Percebe-se que, para
ensinar neste novo milênio, serão exigidas mais
intensamente mudanças paradigmáticas e concepções
pedagógicas. É importante levar em consideração que o
contexto de transformação da sociedade não é apenas a sala
de aula e a escola, encontra-se além muros das instituições
de ensino. Entretanto articular o trabalho em
sala de aula com a transformação social é fundamental para
eliciar o processo de renovação da educação.