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A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: DIVERSIDADE X ESCOLA UM PROBLEMA QUE NÃO SE RECONHECE COMO TAL Autor: WANILDA MARIA ALVES CAVALCANTI
Instituição: -
Colaborador(es):
-
Nº do Conteudo: 7543
Catalogação: 28/11/2005 Liberação: 28/11/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7543@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7543@2
Resumo:
Título: DIVERSIDADE X ESCOLA UM PROBLEMA QUE NÃO SE RECONHECE COMO TAL Autor: WANILDA MARIA ALVES CAVALCANTI
Nº do Conteudo: 7543
Catalogação: 28/11/2005 Liberação: 28/11/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7543@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7543@2
Resumo:
Ao longo das últimas décadas, vêm se produzindo mudanças na
educação das pessoas com necessidades especiais, que, em
muitos países, levaram a soluções objetivas, facilitando o
acesso e permanência desse grupo na escola. No Brasil, essa
questão vem sendo tratada de maneira pouco incisiva,
transferindo a responsabilidade da intervenção para
Educação Especial. Constata-se que, socialmente, há uma
espécie de medo de tudo aquilo que é diferente.
Possivelmente, por esse motivo, existe uma tendência para
buscar grupos homogêneos e, como conseqüência dessa
constatação, resulta a afirmação de que trabalhar com a
diversidade exige repensar o modelo de escola que adotamos.
Ela deverá portar-se diferentemente, diante de posições
e teorias pedagógicas que cultivam idéias monolíticas,
lineares e conservadoras sobre como educar a diversidade e
para que fazê-lo. Nessa ótica, encarar a diversidade como
um coletivo fechado cria impedimentos para as mudanças
pretendidas pela inclusão, paradigma que define a tendência
principal da política educacional vigente no Brasil. A
utilização de orientações mais plurais facilitariam o
aproveitamento da riqueza de cada subjetividade,
no entanto, isso não é feito, e daí surge o grande dilema
para o sistema educacional. Esse dilema é expresso pela
dicotomía entre os dois sistemas (Educação Regular e
Especial), ao mesmo tempo que se constitui um dos
obstáculos para que a sociedade inclusiva seja, realmente,
implantada. Ajudariam, nesse propósito, novas formas de
apoio, de administração, de flexibilização, de estrutura
curricular, organizativa e de formação dos professores,
elementos vitais para a definição da qualidade da proposta
pedagógica. Essas dificuldades alimentam o desafio da
escola, que é conseguir que todos os alunos se qualifiquem
e adquiram uma formação cultural e técnico-profissional
condizente com seu potencial.