INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: COMPORTAMENTO DO SINAL DE RÁDIO EM AMBIENTES MÓVEIS MICROCELULARES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): RENATO ARREGUI GOMES

Colaborador(es):  GLAUCIO LIMA SIQUEIRA - Orientador
Número do Conteúdo: 7473
Catalogação:  10/11/2005 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7473@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7473@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7473

Resumo:
Com o aumento da demanda pelos serviços celulares se faz necessário estudar e desenvolver técnicas cada vez mais sofisticadas para a melhoria da capacidade e da qualidade dos sistemas celulares. Uma destas é a utilização moderada de microcélulas em regiões urbanas, e em algumas situações em regiões suburbanas. Os maiores problemas da utilização de microcélulas são suas características de propagação, bem diferentes das características das células convencionais. Para melhor compreender as características de propagação de um sinal rádio móvel num ambiente microcelular, este trabalho se propôs a fazer um estudo experimental onde, fenômenos como forma de células, efeitos de sombreamento, multipercurso e outros, foram analisados. Um laboratório móvel foi montado e uma grande campanha de medidas foi realizada em ambientes urbanos de características diferentes. Análises determinísticas e estatísticas, foram realizadas para se determinar parâmetros como o fator de queda do sinal com a distância e o desvio padrão da variabilidade do sinal. Estes resultados são importantes para o cálculo aproximado da cobertura do sinal em regiões semelhantes às estudadas. Especial atenção foi dada ao cálculo do ponto de quebra da dependência do sinal com a distância. Este ponto define a transição entre a região de campo próximo e a região de difração, sendo fundamental para estudos de cobertura. Uma importante contribuição foi na determinação da dependência da cobertura do sinal com a altura da antena transmissora. Os resultados medidos ajudaram a caracterizar a célula e conseqüentemente obter informações para localizações ótimas das altura das antenas, além de definir a melhor cobertura que estas alturas podem oferecer. Uma análise estatística da variabilidade do sinal foi realizada e distribuições de probabilidade foram testados frente aos resultados experimentais. A determinação de parâmetros importantes destas distribuições ajudou na verificação da aderência destes modelos aos resultados medidos. Os resultados são de extrema importância para esclarecer aspectos de propagação do sinal em microcélulas e disponibilizar dados para a elaboração de modelos de predição para o cálculo da cobertura do sinal para o projetista, resultando numa melhoria da qualidade e da capacidade do sistema microcelular.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF  
CAPÍTULO 1 E CAPÍTULO 2  PDF  
CAPÍTULO 3  PDF  
CAPÍTULO 4  PDF  
CAPÍTULO 5  PDF  
CAPÍTULO 6  PDF  
CAPÍTULO 7, APÊNDICES E REFERÊNCIAS  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui