INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: ESTUDO COMPARATIVO DE COBERTURA DE SISTEMA WLL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): RENATA TAUIL MARTINS

Colaborador(es):  GLAUCIO LIMA SIQUEIRA - Orientador
Número do Conteúdo: 7416
Catalogação:  03/11/2005 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7416@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7416@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7416

Resumo:
A implantação dos sistemas de acesso local sem fio, conhecidos como WLL, deve ser precedida por um estudo do comportamento do sinal radioelétrico nos diversos ambientes onde estes sistemas irão operar. Em geral usam- se programas de computadores específicos para se determinar a cobertura de uma estação base dados sua altura, freqüência e informações topográficas do relevo da região. Estes programas foram bem desenvolvidos principalmente para a implantação das redes de comunicação móvel celular na faixa de 900 MHz. Entretanto, os sistemas WLL deverão operar, principalmente nas faixas de 1,9 e 3,5 GHz já reservadas para este serviço. Uma questão que se faz imediatamente é se estes modelos de cobertura, especificamente projetados para trabalhar nas faixas do celular irão se desempenhar satisfatoriamente nestas novas faixas. A resposta a esta pergunta é de fundamental importância no planejamento e implantação dos sistemas WLL. Motivados por esta indagação, este trabalho propõe fazer uma investigação experimental comparativa da propagação de sinais nas faixas de 1,9 e 3,5 GHz e estabelecer se os principais modelos de cobertura estão aptos a serem usados nestas novas faixas de freqüência. Para isto um laboratório de medidas foi montado e cinco regiões com características diferentes foram selecionadas na região da cidade do Rio de Janeiro onde uma extensiva campanha de medições foi realizada. Assim, esta tese apresenta os resultados desta campanha de medidas e todas as observações relevantes para a averiguação da compatibilidade dos modelos existentes e fornece subsídios para a elaboração de um novo modelo caso seja necessário. Várias outras informações importantes no estabelecimento de sistemas WLL foram também obtidas.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF  
CAPÍTULO 1  PDF  
CAPÍTULO 2  PDF  
CAPÍTULO 3  PDF  
CAPÍTULO 4  PDF  
CAPÍTULO 5  PDF  
CAPÍTULO 6  PDF  
CAPÍTULO 7  PDF  
APÊNDICE E REFERÊNCIAS  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui