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Título: CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO DA METROLOGIA EM NÍVEL TÉCNICO INCORPORANDO DEMANDAS DO SETOR PRODUTIVO
Autor: REGINALDO DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ELISABETH COSTA MONTEIRO - ORIENTADOR
HEDY SILVA RAMOS DE VASCONCELLOS - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 7362
Catalogação:  26/10/2005 Liberação: 26/10/2005 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7362@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7362@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7362

Resumo:
Os novos padrões de qualidade estimulados pelas grandes transformações ocorridas no cenário mundial vêm induzindo uma crescente demanda por conhecimento em Metrologia. A maioria dos técnicos de nível médio que atuam nos setores metrológicos das empresas não possui formação técnica de nível médio especificamente em Metrologia. Em geral, esses profissionais, ao ingressarem em empresas para atuação na área de Metrologia, precisam ser capacitados após a contratação. Geralmente, esta habilitação é efetuada através de cursos de curta duração, os quais requerem investimento financeiro e de tempo. O aumento da oferta de cursos de Metrologia em nível técnico, bem como a melhor adequação dos já existentes às reais demandas do setor produtivo são estratégias relevantes para a melhoria da produtividade das empresas. Assim, objetivando abordar esse importante tema foi elaborada a presente dissertação intitulada Considerações sobre o ensino da Metrologia em nível técnico incorporando demandas do setor produtivo. No presente trabalho foi realizada uma pesquisa exploratória através de entrevistas junto a três diferentes setores: a) setor produtivo que requer recursos humanos capacitados em Metrologia, b) profissionais experientes no ensino de Metrologia, c) formandos de um curso de Metrologia em nível técnico. Os resultados da presente pesquisa indicaram que: os setores de calibração, massa, temperatura e força são os mais exigidos da área de Metrologia nas várias empresas investigadas. Dos 171 profissionais de nível técnico que atuam nas empresas pesquisadas somente 8 possuem formação em curso de Metrologia em nível técnico. O trabalho também observou que existem dificuldades específicas na atuação profissional dos técnicos formados em curso técnico de longa duração em Metrologia. Além disso, os formandos do curso de Metrologia em nível técnico entrevistados expressaram grande interesse e entusiasmo pela Metrologia durante a sua formação, baseada em ampla grade curricular. Referenciando-se às demandas indicadas e com base nas entrevistas, foi elaborada uma matriz curricular para um curso técnico em Metrologia com duração de 2 anos. A grade curricular elaborada contribui para a adequação da formação dos profissionais de Metrologia às necessidades apontadas pelo setor produtivo, possuindo abrangência suficiente para possibilitar a maior eficiência dos profissionais no diálogo entre as várias áreas de atuação em Metrologia. Os resultados do presente trabalho podem contribuir para a melhoria da qualidade da formação de técnicos de nível médio em Metrologia, promovendo o adequado atendimento às variadas demandas do setor produtivo.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
CAPÍTULO 8  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES  PDF
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