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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO DA METROLOGIA EM NÍVEL TÉCNICO INCORPORANDO DEMANDAS DO SETOR PRODUTIVO Autor: REGINALDO DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ELISABETH COSTA MONTEIRO - ORIENTADOR
HEDY SILVA RAMOS DE VASCONCELLOS - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 7362
Catalogação: 26/10/2005 Liberação: 26/10/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7362@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7362@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7362
Resumo:
Título: CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO DA METROLOGIA EM NÍVEL TÉCNICO INCORPORANDO DEMANDAS DO SETOR PRODUTIVO Autor: REGINALDO DA SILVA
HEDY SILVA RAMOS DE VASCONCELLOS - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 7362
Catalogação: 26/10/2005 Liberação: 26/10/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7362@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7362@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7362
Resumo:
Os novos padrões de qualidade estimulados pelas grandes
transformações
ocorridas no cenário mundial vêm induzindo uma crescente
demanda por
conhecimento em Metrologia. A maioria dos técnicos de
nível médio que atuam
nos setores metrológicos das empresas não possui formação
técnica de nível
médio especificamente em Metrologia. Em geral, esses
profissionais, ao
ingressarem em empresas para atuação na área de
Metrologia, precisam ser
capacitados após a contratação. Geralmente, esta
habilitação é efetuada através de
cursos de curta duração, os quais requerem investimento
financeiro e de tempo. O
aumento da oferta de cursos de Metrologia em nível
técnico, bem como a melhor
adequação dos já existentes às reais demandas do setor
produtivo são estratégias
relevantes para a melhoria da produtividade das empresas.
Assim, objetivando
abordar esse importante tema foi elaborada a presente
dissertação intitulada
Considerações sobre o ensino da Metrologia em nível
técnico incorporando
demandas do setor produtivo. No presente trabalho foi
realizada uma pesquisa
exploratória através de entrevistas junto a três
diferentes setores: a) setor
produtivo que requer recursos humanos capacitados em
Metrologia, b)
profissionais experientes no ensino de Metrologia, c)
formandos de um curso de
Metrologia em nível técnico. Os resultados da presente
pesquisa indicaram que: os
setores de calibração, massa, temperatura e força são os
mais exigidos da área de
Metrologia nas várias empresas investigadas. Dos 171
profissionais de nível
técnico que atuam nas empresas pesquisadas somente 8
possuem formação em
curso de Metrologia em nível técnico. O trabalho também
observou que existem
dificuldades específicas na atuação profissional dos
técnicos formados em curso
técnico de longa duração em Metrologia. Além disso, os
formandos do curso de
Metrologia em nível técnico entrevistados expressaram
grande interesse e
entusiasmo pela Metrologia durante a sua formação, baseada
em ampla grade
curricular. Referenciando-se às demandas indicadas e com
base nas entrevistas, foi elaborada uma matriz curricular
para um curso técnico em Metrologia com
duração de 2 anos. A grade curricular elaborada contribui
para a adequação da
formação dos profissionais de Metrologia às necessidades
apontadas pelo setor
produtivo, possuindo abrangência suficiente para
possibilitar a maior eficiência
dos profissionais no diálogo entre as várias áreas de
atuação em Metrologia. Os
resultados do presente trabalho podem contribuir para a
melhoria da qualidade da
formação de técnicos de nível médio em Metrologia,
promovendo o adequado
atendimento às variadas demandas do setor produtivo.