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Coleção Digital
Título: ESTUDO DO ESCOAMENTO E TRANSFERÊNCIA DE CALOR EM UM JATO ESPIRALADO INCIDENTE Autor: JULIANA KUHLMANN ABRANTES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LUIS FERNANDO ALZUGUIR AZEVEDO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 7352
Catalogação: 26/10/2005 Liberação: 26/10/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7352&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7352&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7352
Resumo:
Título: ESTUDO DO ESCOAMENTO E TRANSFERÊNCIA DE CALOR EM UM JATO ESPIRALADO INCIDENTE Autor: JULIANA KUHLMANN ABRANTES
Nº do Conteudo: 7352
Catalogação: 26/10/2005 Liberação: 26/10/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7352&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7352&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7352
Resumo:
O presente trabalho é um estudo experimental das
características de um escoamento de ar em forma de jato
espiralado, incidindo ortogonalmente sobre uma placa. Os
objetivos do estudo são: avaliar a influência da presença
de uma componente circunferencial de velocidade na
distribuição dos coeficientes locais de troca de calor,
obter campos de velocidade instantâneos no plano
axissimétrico assim como informações sobre as
características da turbulência no escoamento. Durante os
experimentos se investigou a influência da distância
jato/placa e da intensidade do escoamento espiralado
(número de Swirl). Como etapa preliminar, foi conduzido um
experimento de jato livre, para validação das técnicas de
medição de velocidade utilizadas. Os resultados foram
comparados com os da literartura e uma boa concordância
foi obtida. A distribuição espacial dos coeficientes de
troca de calor foi avaliada impondo-se um fluxo de calor
constante na placa e medindo a distribuição radial de
temperatura através de diversos termopares. Coeficientes
locais puderam então ser estimados. Os campos de
velocidades radial e axial instantâneos foram adquiridos
experimentalmente através da utilização da técnica de
Particle Image Velocimetry (PIV) e perfis de velocidade
tangencial (média e flutuações) foram obtidos a partir da
técnica Laser Doppler Velocimetry (LDV). Os resultados
mostraram que os padrões de escoamento mudam
significativamente quando a componente circunferencial de
velocidade é introduzida. Para o valor mais alto do Número
de Swirl foram verificadas fortes reversões do escoamento
na região de estagnação.