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Título: O NOME DA MARCA E SUA IMPORTÂNCIA NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES DE EMPRESAS E PRODUTOS
Autor: CARLOS DELANO RODRIGUES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  VERA LUCIA MOREIRA DOS SANTOS NOJIMA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 7324
Catalogação:  21/10/2005 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7324@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7324@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7324

Resumo:
Esta pesquisa considera que a forma como o nome de uma marca é concebido pode influenciar na construção da identidade de marcas de empresas ou produtos/serviços e consequentemente influir no processo criativo e na metodologia de trabalho do designer. Sendo assim, criou-se a hipótese de que soluções criativas e estratégicas para a construção de identidade de empresas e/ou produtos são influenciados pelo processo de Naming. Para isto foram feitas diversas entrevistas com profissionais autônomos e outros ligados a escritórios sediados nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, que atuam no segmento de Identidade Corporativa e Branding. A intenção foi verificar qual é a visão atual a respeito dos conceitos de marca e identidade de marca, e até que ponto o designer se envolve na concepção de nomes de marca. Após a análise dos resultados, verificou- se que existe um novo cenário em formação no mercado de design no Brasil, onde diversas empresas que antes eram especializadas apenas no fornecimento de projetos de design estão migrando gradualmente para o território do Branding, acompanhando as tendências historicamente verificadas no exterior. Os dados obtidos com esta pesquisa visam contribuir no entendimento da inserção destas novas atividades, o Naming e o Branding, no campo de atuação do designer, ao mesmo tempo em que ajuda a compreender o papel deste profissional na construção deste novo cenário.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF  
CAPÍTULO 1  PDF  
CAPÍTULO 2  PDF  
CAPÍTULO 3  PDF  
CAPÍTULO 4  PDF  
CAPÍTULO 5  PDF  
CAPÍTULO 6  PDF  
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF  
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