INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: SISTEMAS INTELIGENTES PARA TEXTOS DA WEB
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): FERNANDO HIDEO FUKUDA

Colaborador(es):  EMMANUEL PISECES LOPES PASSOS - Orientador
Número do Conteúdo: 7282
Catalogação:  18/10/2005 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7282@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7282@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7282

Resumo:
Esta dissertação investigou a aplicação dos processos de KDD (Knowledge Discovery in Databases) e técnicas de inteligência artificial para a criação de uma ferramenta de avaliação de textos da WEB de acordo com um determinado perfil. O trabalho, na área de sistemas de computação, teve como objetivo o desenvolvimento de técnicas que em conjunto com técnicas de inteligência computacional podem automatizar a avaliação de textos através de uma ferramenta, bem como a construção de um protótipo desta ferramenta. As técnicas inéditas desenvolvidas nesta dissertação tiveram como objetivo avaliar automaticamente textos independente da língua utilizada nestes e sem o uso de técnicas de PLN (Processador de Linguagem Natural). Outro objetivo foi desenvolver este trabalho baseado em alguns conceitos, ferramentas, formas de documentação considerados em trabalhos anteriores como forma de dra continuidade ao desenvolvimento científico. O protótipo, SITEX - Sistema Inteligente para Textos WEB - foi desenvolvido e módulos que permitem utilizar a ferramenta que melhor se enquadre na solução de um problema. Um outro objetivo no desenvolvimento do protótipo foi a utilização da linguagem C++, a qual é largamente utilizada e conhecida entre os desenvolvedores de técnicas de inteligência artificial, permitindo com isso a integração e o desenvolvimento de outros módulos. As técnicas foram desenvolvidas tendo também como objetivo o tratamento de padrões da WEB, como o Protocolo TCP/IP, as linguagens HTML, DHTML, Javascript, VBscript, entre outros, o que permite a utilização destas na Internet, Extranet ou localmente. Os estudos de casos foram realizados com textos fornecidos pela WEB através de inscrições em jornais on-line e avaliados de acordo com três tipos de perfis. Os perfis utilizados nos estudos de casos foram: economia, esportes e informática. Os resultados dos estudos de casos comprovam a validade das técnicas descobertas e implementadas neste trabalho. A comparação dos resultados do SITEX com os resultados do TextAnalyst, produto de mercado para análise de texto da Web baseado em inteligência computacional, comprovam a qualidade das técnicas apresentadas nesta dissertação.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO, LISTAS, CAPÍTULOS 1, 2, 3 E 4  PDF  
CAPÍTULOS 5, 6, 7 E 8  PDF  
CAPÍTULOS 9, 10, APÊNDICE E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui