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Coleção Digital
Título: O METADISCURSO EM ARTIGOS ACADÊMICOS: VARIAÇÃO INTERCULTURAL, INTERDISCIPLINAR E RETÓRICA Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): LUCIANA SALLES DE BRAGANCA MORAES
Colaborador(es): LUCIA PACHECO DE OLIVEIRA - Orientador
Número do Conteúdo: 7260
Catalogação: 14/10/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7260@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7260@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7260
Resumo:
Título: O METADISCURSO EM ARTIGOS ACADÊMICOS: VARIAÇÃO INTERCULTURAL, INTERDISCIPLINAR E RETÓRICA Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): LUCIANA SALLES DE BRAGANCA MORAES
Colaborador(es): LUCIA PACHECO DE OLIVEIRA - Orientador
Número do Conteúdo: 7260
Catalogação: 14/10/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7260@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7260@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7260
Resumo:
Este trabalho estuda o uso do metadiscurso em artigos
pesquisa em diferentes
culturas, áreas disciplinares e seções do artigo, tendo
como objetivo investigar
como esse recurso retórico varia em contextos lingüísticos
e sócio-culturais
diversos, contribui para a construção de sentido de textos
escritos e reflete a
construção de conhecimento em diferentes áreas
disciplinares. A pesquisa adota
como base teórica a abordagem sociointeracional de
linguagem, a teoria da
construção social do conhecimento e princípios da retórica
contrastiva. O corpus
utilizado compõe-se de 24 artigos científicos, divididos
em duas línguas
(português e inglês), duas áreas disciplinares (Ciências
Biomédicas e Lingüística,
Letras e Artes) e quatro seções (Introdução, Metodologia,
Resultados e
Discussão). O estudo da variação entre os textos escritos
em inglês e português
mostrou que há diferenças quanto ao uso de itens
metadiscursivos que enfocam a
micro ou a macroorganização do artigo de pesquisa. A
variação interdisciplinar
mostrou que o texto pode ser escrito de forma subjetiva ou
objetiva, e que o
conhecimento nas diferentes comunidades disciplinares pode
ser construído com
base em idéias ou fatos. Quanto às seções dos artigos,
verificou-se que o uso do
metadiscurso varia para alcançar objetivos retóricos
diferenciados de acordo com
a seção do artigo. Esta pesquisa reforça a possibilidade e
necessidade de enfocar o
metadiscurso e a linguagem sob uma ótica
sociointeracional, confirmando que a
escrita acadêmica é interativa e mostrando que a
construção de sentidos de textos
e a construção de conhecimento variam em diferentes
culturas e comunidades disciplinares.