$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: TYPOGRAPHY IN SPACE: SENSE AND SENSIBILITY IN A GRAPHIC PROJECT
Autor: ANA MANSUR DE OLIVEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  RITA MARIA DE SOUZA COUTO - ADVISOR
GUILHERME SILVA DA CUNHA LIMA - CO-ADVISOR

Nº do Conteudo: 7236
Catalogação:  11/10/2005 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7236@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7236@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7236

Resumo:
This dissertation aims at establishing a discussion between two ways of thinking the solution of typography in the graphic space: the one in which the designer emphazises the sense and the one which focuses sensibility. Through an analysis of the meaning of modern and pos- modern eras, we first investigated the context which gave rise to those two ways of thinking. Subsequently, we examined the ideasof some authors concerning the best way of arranging typography in the graphic space, bringing the discussion to the design context. We started analysing different ideas on this topic, and then focusing in three authors: Jan Tschichold, Emil Ruder and Wolfgang Weingart. After a short historical review, some practical examples have been selected to demonstrate the graphic believes of each one. After that immersion in the past, we brought the question to contemporary times, studying it through the point of view of designers to whom this aspect was also important. A case study of spreads taken out from the brazilian magazine Gula was developed, in which graphic elements related both to racionality and sensibility, were identified. Various images were reproducted in the chapter four, in which a graphic analysis of the material was carried out. The objective of this dissertation was to raise some points that might help futures discussions and research over this vital point to the designer: the various ways of arranging typography in the space.

Descrição Arquivo
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT AND SUMMARY  PDF  
CHAPTER 1  PDF  
CHAPTER 2  PDF  
CHAPTER 3  PDF  
CHAPTER 4  PDF  
CHAPTER 5  PDF  
REFERENCES  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui