As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: TIPOGRAFIA NO ESPAÇO: RAZÃO E SENSIBILIDADE NO PROJETO GRÁFICO Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): ANA MANSUR DE OLIVEIRA
Colaborador(es): RITA MARIA DE SOUZA COUTO - Orientador
GUILHERME SILVA DA CUNHA LIMA - Coorientador
Número do Conteúdo: 7236
Catalogação: 11/10/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7236@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7236@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7236
Resumo:
Título: TIPOGRAFIA NO ESPAÇO: RAZÃO E SENSIBILIDADE NO PROJETO GRÁFICO Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): ANA MANSUR DE OLIVEIRA
Colaborador(es): RITA MARIA DE SOUZA COUTO - Orientador
GUILHERME SILVA DA CUNHA LIMA - Coorientador
Número do Conteúdo: 7236
Catalogação: 11/10/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7236@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7236@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7236
Resumo:
Esta dissertação busca estabelecer uma discussão entre
duas maneiras de pensar
a solução da tipografia no projeto gráfico: aquela em que
o designer privilegia
a razão e aquela cujo foco é a sensibilidade. Através de
uma análise do
significado dos períodos moderno e pós-moderno, buscamos,
inicialmente,
investigar o contexto em que surgiram estas duas formas de
pensar. Em
seguida, examinamos o pensamento de alguns autores acerca
da concepção
mais correta do arranjo da tipografia no espaço gráfico,
trazendo a discussão
para o âmbito do design propriamente dito. Começamos por
expor
diferentes idéias sobre este tópico, escolhendo, em
seguida, três autores: Jan
Tschichold, Emil Ruder e Wolfgang Weingart. Após um breve
histórico,
foram selecionados alguns exemplos práticos que demonstram
as crenças
gráficas de cada um. Depois deste mergulho no passado, a
questão foi
trazida para a contemporaneidade, estudando-a com base no
ponto de vista
de designers que também se preocuparam com o assunto. Foi
realizado um
estudo de caso de páginas duplas da Revista brasileira
Gula, em que
foram identificados elementos gráficos próximos tanto da
racionalidade
quanto da sensibilidade. Várias imagens foram reproduzidas
no capítulo
quatro, no qual é feita a análise gráfica do material. O
objetivo desta
dissertação foi levantar questões que possam contribuir
para fomentar futuras
discussões e pesquisas dentro de um assunto vital para o
designer: as várias
formas de pensar o manejo da tipografia no espaço.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO |
PDF ![]() |
CAPÍTULO 1 |
PDF ![]() |
CAPÍTULO 2 |
PDF ![]() |
CAPÍTULO 3 |
PDF ![]() |
CAPÍTULO 4 |
PDF ![]() |
CAPÍTULO 5 |
PDF ![]() |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |
PDF ![]() |