$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: A ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL JUNTO A CRIANÇAS E ADOLESCENTES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA FÍSICA NO ÂMBITO FAMILIAR EM UMA VARA DE FAMÍLIA,INFÂNCIA E JUVENTUDE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Autor: MARCIA AGUIAR MATIAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ILDA LOPES RODRIGUES DA SILVA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 7227
Catalogação:  10/10/2005 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7227@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7227@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7227

Resumo:
A discussão acerca da violência é assunto recorrente nos dias atuais. O objetivo deste trabalho é observar como se dá a intervenção do profissional que atua diretamente com o fenômeno da violência física contra crianças e adolescentes. O profissional em questão é o Assistente Social do Poder Judiciário. O estudo debate o fenômeno partindo do pressuposto de que suas múltiplas manifestações fazem parte da sociedade brasileira desde o período colonial e que o recurso à violência é resultado de uma construção histórica que justifica a utilização do disciplinamento físico quando o objetivo é garantir comportamentos e corpos dóceis adequados às normas sociais. Sendo o sujeito produto de sua história, a idéia de que é necessário fazer uso de práticas violentas no sentido de fabricar a obediência e a subordinação, acabou perpassando não só as instituições responsáveis pela manutenção da ordem, mas também os detentores de micropoderes, como a família. Numa discussão que intenta perceber as formas de atuação do serviço social em relação à violência contra crianças e adolescentes, são levantadas hipóteses muito mais que encontradas respostas acerca desse fenômeno que sempre esteve presente em nosso cotidiano, porém, só recentemente, entrou na agenda de preocupações e interesse de diversos atores. Nesse sentido, a presente pesquisa, através da análise de relatórios sociais constantes nas ações processuais referentes à violência contra crianças e adolescentes do Serviço Social de uma Vara de Família, Infância e Juventude do estado do Rio de Janeiro, bem como de entrevista com Assistentes Sociais e Psicólogos da referida Vara, busca caracterizar a atuação do profissional de Serviço Social frente a questão da violência familiar contra a infância e a adolescência. Numa tentativa de reconstruir a trajetória da violência no Brasil, bem como traçar um paralelo entre violência do mundo da rua e violência do mundo da casa, procura também, localizar os espaços ocupados pela infância ao longo do tempo, assim como discutir sobre as providências tomadas pelos poderes constituídos para sua proteção ao longo da história. Busca ainda, apresentar as transformações ocorridas na família brasileira como também suas percepções acerca do fenômeno em tela. Por último, procura mostrar o processo evolutivo da profissão de Serviço Social, assim como o papel desempenhado pelo Assistente Social na esfera do Poder Judiciário, mais especificamente na Vara de Família, Infância e Juventude.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF  
CAPÍTULO 1  PDF  
CAPÍTULO 2  PDF  
CAPÍTULO 3  PDF  
CAPÍTULO 4  PDF  
CAPÍTULO 5  PDF  
CAPÍTULO 6  PDF  
CAPÍTULO 7  PDF  
BIBLIOGRAFIA E ANEXOS  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui