XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: TEACHER, WHAT DOES PHILOSOPHY STAND FOR? DIALOGUES CONCERNING ETHIC Autor: CLAUDIA FENERICH DE CARVALHO POSADA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LEANDRO KONDER - ADVISOR
Nº do Conteudo: 7208
Catalogação: 06/10/2005 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7208@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7208@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7208
Resumo:
Título: TEACHER, WHAT DOES PHILOSOPHY STAND FOR? DIALOGUES CONCERNING ETHIC Autor: CLAUDIA FENERICH DE CARVALHO POSADA
Nº do Conteudo: 7208
Catalogação: 06/10/2005 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7208@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7208@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7208
Resumo:
The educational reforms of the 1990´s, launched on an
international basis,
have put forward Ethics understood as education for
citizenship, as the central
objective of pedagogic action. Proposals presented by
international organizations
such as UNESCO and BIRD aimed at educating competent
citizens to perform in
a globalized world, ruled by market principles in
accordance to parameters set by
neo-liberal politics. The Brazilian National Curriculum
(PCNs) developed during
Fernando Henrique Cardoso´s government and including a
document focusing
particularly on Ethics in education is the epitome of this
attempt to connect
Brazilian education to political action whose strategy for
domination is the
negation of other possibilities of social organization. In
this context, the present
work aims at inserting the thinking of Walter Benjamin in
the current debate about
Ethics in education, formulating the question of an ethical
education in Terms of
an intervention allowing the student to articulate his
understanding of his own
world, constituted by real life situations in combination
with historical action
determining the present moment. Based on an understanding
of Ethics as a
historical commitment and of any action capable of
transforming this commitment
as necessarily being rooted in it, we have talked to seven
Primary school teachers,
asking them to establish connections with the word Ethics
and to consider the
ideas underlying these connections.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT AND SUMMARY | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
REFERENCES AND ANNEX |