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Título: PRA QUE SERVE A FILOSOFIA, PROFESSOR? DIÁLOGOS SOBRE ÉTICA
Autor: CLAUDIA FENERICH DE CARVALHO POSADA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LEANDRO KONDER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 7208
Catalogação:  06/10/2005 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7208@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7208@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7208

Resumo:
As reformas na educação, desencadeadas em âmbito internacional, na década de 1990, colocam a Ética, sob a perspectiva da formação para a cidadania, como objetivo primordial da ação pedagógica. Propostas apresentadas, nesse sentido, por organismos internacionais, como a UNESCO e o BIRD, visam à formação do cidadão competente para atuar no mundo globalizado, regido pela lógica do mercado, de acordo com os parâmetros da política neoliberal. Os PCN, elaborados no Governo Fernando Henrique Cardoso, entre os quais se inclui um documento específico sobre a educação Ética, são o marco da vinculação da educação brasileira a uma ação política, cuja estratégia de dominação é a negação de outras possibilidades de organização social. Nesse contexto, o presente trabalho insere o pensamento de Walter Benjamin no debate atual sobre Ética na Educação, formulando o problema da educação ética nos termos de uma intervenção que propicie ao aluno articular o saber sobre o seu mundo, constituído nas suas situações de vida concreta, com as ações históricas que determinam o momento presente. Com base na compreensão de que Ética diz respeito a um compromisso histórico, e de que qualquer ação capaz de transformar as condições desse compromisso deve partir de sua origem, dialogou-se com 7 professores do Ensino Fundamental, propondo a eles que estabelecessem relações com a palavra Ética e que pensassem sobre o que fundamenta as relações que estabeleceram.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
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