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Coleção Digital
Título: PRA QUE SERVE A FILOSOFIA, PROFESSOR? DIÁLOGOS SOBRE ÉTICA Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): CLAUDIA FENERICH DE CARVALHO POSADA
Colaborador(es): LEANDRO KONDER - Orientador
Número do Conteúdo: 7208
Catalogação: 06/10/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7208@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7208@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7208
Resumo:
Título: PRA QUE SERVE A FILOSOFIA, PROFESSOR? DIÁLOGOS SOBRE ÉTICA Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): CLAUDIA FENERICH DE CARVALHO POSADA
Colaborador(es): LEANDRO KONDER - Orientador
Número do Conteúdo: 7208
Catalogação: 06/10/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7208@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7208@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7208
Resumo:
As reformas na educação, desencadeadas em âmbito
internacional, na
década de 1990, colocam a Ética, sob a perspectiva da
formação para a cidadania,
como objetivo primordial da ação pedagógica. Propostas
apresentadas, nesse
sentido, por organismos internacionais, como a UNESCO e o
BIRD, visam à
formação do cidadão competente para atuar no mundo
globalizado, regido pela
lógica do mercado, de acordo com os parâmetros da política
neoliberal. Os PCN,
elaborados no Governo Fernando Henrique Cardoso, entre os
quais se inclui um
documento específico sobre a educação Ética, são o marco da
vinculação da
educação brasileira a uma ação política, cuja estratégia de
dominação é a negação
de outras possibilidades de organização social. Nesse
contexto, o presente
trabalho insere o pensamento de Walter Benjamin no debate
atual sobre Ética na
Educação, formulando o problema da educação ética nos
termos de uma
intervenção que propicie ao aluno articular o saber sobre o
seu mundo, constituído
nas suas situações de vida concreta, com as ações
históricas que determinam o
momento presente. Com base na compreensão de que Ética diz
respeito a um
compromisso histórico, e de que qualquer ação capaz de
transformar as condições
desse compromisso deve partir de sua origem, dialogou-se
com 7 professores do
Ensino Fundamental, propondo a eles que estabelecessem
relações com a palavra
Ética e que pensassem sobre o que fundamenta as relações
que estabeleceram.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS |