$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: JOGOS DE EMPRESA E ENSINO DE ESTRATÉGIA EMPRESARIAL: RESULTADOS DE PESQUISA EMPÍRICA NO BRASIL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): RICARDO LUIZ CASELLA DUGAICH

Colaborador(es):  TERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARES - Orientador
Número do Conteúdo: 7202
Catalogação:  05/10/2005 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7202@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7202@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7202

Resumo:
Desde a última década, uma nova forma de ensino na área administrativa tem chamado a atenção por seu espírito inovador, pela forma dinâmica de seu aprendizado e pela criatividade estimulada nos alunos no sentido não somente de ajudá-los a absorver os conhecimentos teóricos aprendidos em sala de aula, mas, sobretudo de desenvolver reflexões próprias e pertinentes às suas aplicações práticas. Essa técnica de ensino é denominada de Jogos de Empresas (Business Game) ou Simuladores Empresariais. A aplicação dessa ferramenta propõe-se a auxiliar o ensino de várias atividades empresariais, como: aspectos econômicos, aspectos contábeis, liderança - tomada de decisão e planejamento estratégico. Nesse contexto, esse trabalho dividiu-se em duas unidades de pesquisa. O objetivo da primeira unidade de pesquisa é investigar como são utilizados os simuladores empresariais nas instituições de ensino no Brasil. Os dados para essa pesquisa foram coletados por meio de questionário predominantemente estruturado. O objetivo da segunda unidade de pesquisa é investigar se os simuladores empresariais são uma boa ferramenta de ensino de planejamento estratégico, segundo as dez escolas definidas por Mintzberg. Essa unidade de pesquisa foi desenvolvida utilizando-se a metodologia de estudos de casos, tendo como foco de pesquisa a aplicação de simuladores empresariais na Universidade São Paulo (USP), Fundação Getúlio Vargas - SP e a Fundação Dom Cabral (Belo Horizonte). Os dados para essa pesquisa foram coletados por meio de investigação documental e telematizada, questionário predominantemente estruturado, entrevistas e observação de cada aplicação. A interpretação e análise dos dados foram realizadas com base no referencial teórico. Os resultados evidenciam que a maioria das instituições de ensino utilizam simuladores empresariais como instrumento de ensino de planejamento estratégico, porém as ferramentas analisadas, por si só, não cumprem esse papel sem a interferência direta dos docentes dessa disciplina.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui