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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: JOGOS DE EMPRESA E ENSINO DE ESTRATÉGIA EMPRESARIAL: RESULTADOS DE PESQUISA EMPÍRICA NO BRASIL Autor: RICARDO LUIZ CASELLA DUGAICH
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
TERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 7202
Catalogação: 05/10/2005 Liberação: 05/10/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7202&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7202&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7202
Resumo:
Título: JOGOS DE EMPRESA E ENSINO DE ESTRATÉGIA EMPRESARIAL: RESULTADOS DE PESQUISA EMPÍRICA NO BRASIL Autor: RICARDO LUIZ CASELLA DUGAICH
Nº do Conteudo: 7202
Catalogação: 05/10/2005 Liberação: 05/10/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7202&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7202&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7202
Resumo:
Desde a última década, uma nova forma de ensino na área
administrativa
tem chamado a atenção por seu espírito inovador, pela
forma dinâmica de seu
aprendizado e pela criatividade estimulada nos alunos no
sentido não somente de
ajudá-los a absorver os conhecimentos teóricos aprendidos
em sala de aula, mas,
sobretudo de desenvolver reflexões próprias e pertinentes
às suas aplicações
práticas. Essa técnica de ensino é denominada de Jogos de
Empresas (Business
Game) ou Simuladores Empresariais. A aplicação dessa
ferramenta propõe-se a
auxiliar o ensino de várias atividades empresariais, como:
aspectos econômicos,
aspectos contábeis, liderança - tomada de decisão e
planejamento estratégico.
Nesse contexto, esse trabalho dividiu-se em duas unidades
de pesquisa. O objetivo
da primeira unidade de pesquisa é investigar como são
utilizados os simuladores
empresariais nas instituições de ensino no Brasil. Os
dados para essa pesquisa
foram coletados por meio de questionário predominantemente
estruturado. O
objetivo da segunda unidade de pesquisa é investigar se os
simuladores
empresariais são uma boa ferramenta de ensino de
planejamento estratégico,
segundo as dez escolas definidas por Mintzberg. Essa
unidade de pesquisa foi
desenvolvida utilizando-se a metodologia de estudos de
casos, tendo como foco
de pesquisa a aplicação de simuladores empresariais na
Universidade São Paulo
(USP), Fundação Getúlio Vargas - SP e a Fundação Dom
Cabral (Belo
Horizonte). Os dados para essa pesquisa foram coletados
por meio de investigação
documental e telematizada, questionário predominantemente
estruturado,
entrevistas e observação de cada aplicação. A
interpretação e análise dos dados
foram realizadas com base no referencial teórico. Os
resultados evidenciam que a
maioria das instituições de ensino utilizam simuladores
empresariais como
instrumento de ensino de planejamento estratégico, porém
as ferramentas
analisadas, por si só, não cumprem esse papel sem a
interferência direta dos
docentes dessa disciplina.