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Coleção Digital
Título: A HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO: NOVOS TEMPOS, ANTIGAS ABORDAGENS: O IMPACTO DO VESTIBULAR NO ENSINO MÉDIO NA ÁREA DE HISTÓRIA Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): ELOISA MARIA LIMA SOUTO DA SILVA
Colaborador(es): ANTONIO EDMILSON MARTINS RODRIGUES - Orientador
Número do Conteúdo: 7170
Catalogação: 30/09/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7170@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7170@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7170
Resumo:
Título: A HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO: NOVOS TEMPOS, ANTIGAS ABORDAGENS: O IMPACTO DO VESTIBULAR NO ENSINO MÉDIO NA ÁREA DE HISTÓRIA Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): ELOISA MARIA LIMA SOUTO DA SILVA
Colaborador(es): ANTONIO EDMILSON MARTINS RODRIGUES - Orientador
Número do Conteúdo: 7170
Catalogação: 30/09/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7170@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7170@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7170
Resumo:
Este trabalho tem como objetivo apresentar algumas
reflexões sobre os
conteúdos de história ensinados no Ensino Médio.No
decorrer dos anos 1980 e
meados dos anos 1990, as pesquisas sobre o ensino de
história e as produções
acadêmicas geraram uma reavaliação do ensino dessa
disciplina, produzindo
um conjunto de documentos que deveria nortear as políticas
públicas ligadas às
áreas de formação. Em 2002, são lançados pelo MEC os PCN+,
cuja proposta
de organização e seleção de conteúdos para o Ensino Médio,
define, em certa
medida, quais os conteúdos de história a serem ensinados.
Em outra
perspectiva, ao lado das novas propostas curriculares, os
conteúdos
ministrados aos alunos passam por outras instâncias de
transformações, tais
como o vestibular. Pretende-se, nesta dissertação,
compreender as formas pelas
quais os professores atuam sobre esse processo de seleção
dos conteúdos e
particularmente sobre os critérios utilizados para
incluir, excluir ou selecionar
determinados conteúdos de história em suas práticas
pedagógicas,tomando a
existência do vestibular como elemento de referência.