As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: STRATEGIC ALLIANCES IN AUTOPARTS INDUSTRY: FORJAS BRASILEIRAS CASE Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): CARLOS ALEXANDRE CELARO
Colaborador(es): TERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARES - Orientador
Número do Conteúdo: 7165
Catalogação: 29/09/2005 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7165@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7165@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7165
Resumo:
Título: STRATEGIC ALLIANCES IN AUTOPARTS INDUSTRY: FORJAS BRASILEIRAS CASE Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): CARLOS ALEXANDRE CELARO
Colaborador(es): TERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARES - Orientador
Número do Conteúdo: 7165
Catalogação: 29/09/2005 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7165@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7165@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7165
Resumo:
The tighter competition among the companies inside the
autoparts industry brings challenges to the ones that intend to remain and
grow in this market. One alternative that appears as an option to generate a
competitive advantage is the stablishment of strategic alliances among companies inside
this market. The current research has the goal to contribute to the studies
in startegic management of firms inserted in alliances, focusing in the question
of its strategic implications over its performance. Has as focus the company Forjas
Brasileiras, a brazilian company that in 1999 decided to stablish two strategic
alliances with foreign companies. With the use of case study methodology of Yin
(1994) and the triangulatioin of methods strategy, data was collected by
way of documental/telematicinvestigations as well as survey and
in-depth interviews. Data interpretaion ans analysis was carried out in the
light of the theoretical references that were stablished on the basis of the
results of the literature review, with the support of Macedo-Soares´ systemic and
integrative model in its traditional and relational models. The results of the
research showed the importance to use relational model in the case of
companies that have stablished alliances, so these view might bring new insights to the
strategic decision in the firm, wich could not be achieved by means of traditional analysis.