XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: VIABILIDADE DO TREINAMENTO DE MEMÓRIA PARA IDOSOS COM TRANSTORNO NEUROCOGNITIVO LEVE E DOENÇA DE ALZHEIMER EM ESTÁGIO INICIAL: UMA ANÁLISE EM CONTEXTO AMBULATORIAL E INSTITUCIONAL Autor: DANIELLE SOARES DE OLIVEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
HELENICE CHARCHAT FICHMAN - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71212
Catalogação: 24/06/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71212&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71212
Resumo:
Título: VIABILIDADE DO TREINAMENTO DE MEMÓRIA PARA IDOSOS COM TRANSTORNO NEUROCOGNITIVO LEVE E DOENÇA DE ALZHEIMER EM ESTÁGIO INICIAL: UMA ANÁLISE EM CONTEXTO AMBULATORIAL E INSTITUCIONAL Autor: DANIELLE SOARES DE OLIVEIRA
Nº do Conteudo: 71212
Catalogação: 24/06/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71212&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71212
Resumo:
O aumento da expectativa de vida tem contribuído para o aumento dos casos de comprometimento cognitivo e demência em idosos, ressaltando a importância de intervenções preventivas para abordar esses problemas. O treinamento cognitivo tem sido reconhecido como uma prática útil nesse contexto, estimulando funções específicas e acredita-se que possa melhorar outras habilidades além das treinadas. O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia do treinamento individual de memória na cognição de idosos com Transtorno Neurocognitivo Leve e Doença de Alzheimer em estágio inicial, residentes em Instituição de Longa Permanência e pacientes do Ambulatório do Serviço de Psicologia Aplicada da PUC-Rio. O treinamento foi realizado por meio de uma apostila desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa em Neuropsicologia Clínica da PUC-Rio, com base em paradigmas clássicos da neuropsicologia relacionados aos processos de memória. A amostra do estudo incluiu 10 idosas do sexo feminino, com idades variando entre 67 e 86 anos (M=79,8; dp=6,48) e níveis de escolaridade entre 4 e 18 anos (M=13,02; dp=3,91). Avaliações foram realizadas antes e depois da intervenção para investigar os efeitos. Apesar das limitações, como o tamanho reduzido da amostra e
possíveis efeitos de compensação nos resultados, os dados indicaram que o treinamento de memória foi viável e eficaz em ambos os ambientes avaliados, promovendo um impacto positivo na cognição das participantes
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |
PDF ![]() |