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Título: VIABILIDADE DO TREINAMENTO DE MEMÓRIA PARA IDOSOS COM TRANSTORNO NEUROCOGNITIVO LEVE E DOENÇA DE ALZHEIMER EM ESTÁGIO INICIAL: UMA ANÁLISE EM CONTEXTO AMBULATORIAL E INSTITUCIONAL
Autor: DANIELLE SOARES DE OLIVEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  HELENICE CHARCHAT FICHMAN - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71212
Catalogação:  24/06/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71212&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71212

Resumo:
O aumento da expectativa de vida tem contribuído para o aumento dos casos de comprometimento cognitivo e demência em idosos, ressaltando a importância de intervenções preventivas para abordar esses problemas. O treinamento cognitivo tem sido reconhecido como uma prática útil nesse contexto, estimulando funções específicas e acredita-se que possa melhorar outras habilidades além das treinadas. O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia do treinamento individual de memória na cognição de idosos com Transtorno Neurocognitivo Leve e Doença de Alzheimer em estágio inicial, residentes em Instituição de Longa Permanência e pacientes do Ambulatório do Serviço de Psicologia Aplicada da PUC-Rio. O treinamento foi realizado por meio de uma apostila desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa em Neuropsicologia Clínica da PUC-Rio, com base em paradigmas clássicos da neuropsicologia relacionados aos processos de memória. A amostra do estudo incluiu 10 idosas do sexo feminino, com idades variando entre 67 e 86 anos (M=79,8; dp=6,48) e níveis de escolaridade entre 4 e 18 anos (M=13,02; dp=3,91). Avaliações foram realizadas antes e depois da intervenção para investigar os efeitos. Apesar das limitações, como o tamanho reduzido da amostra e possíveis efeitos de compensação nos resultados, os dados indicaram que o treinamento de memória foi viável e eficaz em ambos os ambientes avaliados, promovendo um impacto positivo na cognição das participantes

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