$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: O SOFRIMENTO PSIQUICO DO DESEMPREGADO BRASILEIRO
Autor: ANTONIO RAHME DA CUNHA ESTEVES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 70962
Catalogação:  12/06/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70962&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70962

Resumo:
A presente monografia tem por objetivo examinar a presença do trabalho na vida de qualquer indivíduo e seus distúrbios psíquicos causados pela falta dele. O emprego vai além do seu simbolismo; ele desempenha um papel crucial na determinação das condições de vida, limites e posição na sociedade. Aqueles desprovidos de emprego são frequentemente estigmatizados como vagabundos, sujeitos à marginalização por circunstâncias diversas. A pressão social sobre o sujeito para produzir, trabalhar e desempenhar papéis de servidão é tão intensa que os danos do desemprego não se restringem apenas à limitada capacidade financeira, estendendo-se para além das fronteiras frias da economia e penetrando na subjetividade individual. Essa situação acarreta sérios impactos na saúde mental. Neste texto é enfatizada a angústia mental experimentada pelo desempregado, conduzindo uma análise epistemológica do trabalho, considerando sua categorização nas civilizações antigas e sua valoração contemporânea. O estudo monográfico direciona o foco ao sujeito e seu processo psíquico, dedicando atenção especial àqueles que não encontram sua posição na sociedade, nomeadamente os desempregados.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui