XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: A INTEGRAÇÃO DE ESG NO MARKETING: UM ESTUDO DE CASO DA NATURA Autor: JOÃO MARCOS SOARES GUERRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
RAFAEL CUBA MANCEBO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 70932
Catalogação: 11/06/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70932&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70932&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70932
Resumo:
Título: A INTEGRAÇÃO DE ESG NO MARKETING: UM ESTUDO DE CASO DA NATURA Autor: JOÃO MARCOS SOARES GUERRA
Nº do Conteudo: 70932
Catalogação: 11/06/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70932&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70932&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70932
Resumo:
Este trabalho analisa a influência das práticas de ESG (ambiental, social e de governança) no comportamento do consumidor, com foco nas campanhas de marketing da Natura, uma empresa amplamente reconhecida por seu compromisso com a sustentabilidade. Utilizando uma abordagem mista, foram realizadas entrevistas qualitativas com revendedoras da marca e aplicado um questionário quantitativo para entender a percepção dos consumidores sobre sustentabilidade e responsabilidade social no setor de cosméticos. Os resultados indicam que, embora a sustentabilidade seja valorizada, fatores como qualidade
e custo-benefício são decisivos na hora da compra. O estudo revela a necessidade de estratégias de comunicação adaptadas, que evidenciem os impactos ambientais e sociais das práticas de ESG em benefício direto ao consumidor, visando fortalecer a lembrança de marca e a lealdade dos clientes.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |
PDF ![]() |