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Coleção Digital
Título: EU NÃO SOU UMA POETA, SOU APENAS UMA MULHER: CRIAÇÃO E NEGOCIAÇÕES NA FILMOGRAFIA DE GRETA GERWIG Autor: LUANA VICENTINA PEREIRA SOUZA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
TATIANA SICILIANO (TATIANA OLIVEIRA SICILIANO) - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 70702
Catalogação: 30/05/2025 Liberação: 30/05/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70702&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70702&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70702
Resumo:
Título: EU NÃO SOU UMA POETA, SOU APENAS UMA MULHER: CRIAÇÃO E NEGOCIAÇÕES NA FILMOGRAFIA DE GRETA GERWIG Autor: LUANA VICENTINA PEREIRA SOUZA
Nº do Conteudo: 70702
Catalogação: 30/05/2025 Liberação: 30/05/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70702&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70702&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70702
Resumo:
O objetivo desta pesquisa é refletir sobre as transformações no campo
audiovisual cinematográfico hollywoodiano contemporâneo em relação a presença
e legitimação de mulheres na direção e criação de narrativas ficcionais femininas.
Como objeto do estudo, discutiu-se a filmografia da diretora e roteirista
norte-americana Greta Gerwig. A pesquisa se divide em três capítulos que
exploram a vida e obra de Gerwig, a constituição de seu estilo ou marca autoral, o
histórico da presença de diretoras mulheres nas principais premiações do setor, as
mudanças na representação feminina na cultura de massa ao longo do tempo, os
aspectos e marcadores sociais que diferenciam criações femininas, e uma análise
dos três primeiros filmes assinados por Gerwig, sendo eles Lady Bird: A Hora de
Voar (2017), Adoráveis Mulheres (2019) e Barbie (2023). O trabalho parte da
hipótese de que há uma disputa por espaço no cinema hollywoodiano em relação à
presença de mulheres na direção, e que, além disso, para contar histórias que
abarquem a experiência feminina, tais diretoras precisam realizar negociações
narrativas, de modo que suas obras sejam concretizadas dentro dos parâmetros
mercadológicos, mas que também provoquem reflexões no público quanto a
condição da mulher no contexto patriarcal. Uma das conclusões da pesquisa é que
Greta Gerwig - nome importante no cinema de Hollywood - vem obtendo êxito a
partir dessas manobras e negociações por valorizar o prazer de sua audiência, ou
seja, o gozo feminino na experiência espectatorial. O estudo se mostra pertinente
ao campo da Comunicação Social na medida em que propõe uma análise tanto
material quanto subjetiva sobre a presença e criação feminina no audiovisual.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |