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Título: MINERAÇÃO DE DADOS NA RETENÇÃO DE CLIENTES EM TELEFONIA CELULAR
Autor: JORGE BRANTES FERREIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARLEY MARIA BERNARDES REBUZZI VELLASCO - ORIENTADOR
MARCO AURELIO CAVALCANTI PACHECO - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 7070
Catalogação:  16/09/2005 Liberação: 16/09/2005 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7070&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7070&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7070

Resumo:
O objetivo desta dissertação é propor um sistema de mineração de dados completo para a solução de problemas de retenção de clientes, presentes nas mais variadas indústrias. Tal solução reside na correta identificação, em meio a gigantescas bases de dados, dos clientes cujos perfis e históricos de comportamento denotam que sua saída da empresa é iminente. Agindo então sobre a inteligência gerada a partir desta classificação de clientes, incentivos e ações de retenção devem ser postos em prática para evitar e/ou minimizar a perda para algum concorrente de clientes valiosos. Ao longo do processo de mineração de dados, deu-se atenção ao processo de preparação e representação dos dados e métodos de seleção de variáveis, na tentativa de melhorar e otimizar o desempenho dos modelos a serem estudados. Vários modelos diferentes foram testados, otimizados e comparados na tarefa de classificação de clientes como aqueles que permanecerão na empresa ou aqueles que apresentam riscos de abandono. Entre os modelos estudados estão: redes neurais, sistemas neuro-fuzzy hierárquicos, algoritmos genéticos, árvores de decisão e máquinas de vetor de suporte. Em particular, avaliou-se a questão do abandono de clientes (churn) na indústria de telecomunicações móvel brasileira, devido à disponibilidade de dados reais para a análise. Foi feito um estudo abrangente do problema do churn, identificando suas causas, conseqüências e detalhes. Conclui-se com uma análise do impacto da implementação da metodologia proposta em ações de retenção de clientes, sob o prisma da lucratividade ou corte de despesas em que tal utilização implicaria.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
CAPÍTULO 8  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
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