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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: MINERAÇÃO DE DADOS NA RETENÇÃO DE CLIENTES EM TELEFONIA CELULAR Autor: JORGE BRANTES FERREIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARLEY MARIA BERNARDES REBUZZI VELLASCO - ORIENTADOR
MARCO AURELIO CAVALCANTI PACHECO - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 7070
Catalogação: 16/09/2005 Liberação: 16/09/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7070&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7070&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7070
Resumo:
Título: MINERAÇÃO DE DADOS NA RETENÇÃO DE CLIENTES EM TELEFONIA CELULAR Autor: JORGE BRANTES FERREIRA
MARCO AURELIO CAVALCANTI PACHECO - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 7070
Catalogação: 16/09/2005 Liberação: 16/09/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7070&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7070&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7070
Resumo:
O objetivo desta dissertação é propor um sistema de
mineração de dados
completo para a solução de problemas de retenção de
clientes, presentes nas
mais variadas indústrias. Tal solução reside na correta
identificação, em meio a
gigantescas bases de dados, dos clientes cujos perfis e
históricos de
comportamento denotam que sua saída da empresa é iminente.
Agindo então
sobre a inteligência gerada a partir desta classificação de
clientes, incentivos e
ações de retenção devem ser postos em prática para evitar
e/ou minimizar a
perda para algum concorrente de clientes valiosos. Ao longo
do processo de
mineração de dados, deu-se atenção ao processo de
preparação e
representação dos dados e métodos de seleção de variáveis,
na tentativa de
melhorar e otimizar o desempenho dos modelos a serem
estudados. Vários
modelos diferentes foram testados, otimizados e comparados
na tarefa de
classificação de clientes como aqueles que permanecerão na
empresa ou
aqueles que apresentam riscos de abandono. Entre os modelos
estudados
estão: redes neurais, sistemas neuro-fuzzy hierárquicos,
algoritmos genéticos,
árvores de decisão e máquinas de vetor de suporte. Em
particular, avaliou-se a
questão do abandono de clientes (churn) na indústria de
telecomunicações
móvel brasileira, devido à disponibilidade de dados reais
para a análise. Foi feito
um estudo abrangente do problema do churn, identificando
suas causas,
conseqüências e detalhes. Conclui-se com uma análise do
impacto da
implementação da metodologia proposta em ações de retenção
de clientes, sob
o prisma da lucratividade ou corte de despesas em que tal
utilização implicaria.