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Coleção Digital
Título: O GÊNERO DISCURSIVO PROPAGANDA TELEVISIVA: INTERAÇÕES VERBAIS NA PERSPECTIVA BAKHTINIANA Autor: AMANDA FERRAZ DE OLIVEIRA E SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LUCIA PACHECO DE OLIVEIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 7059
Catalogação: 15/09/2005 Liberação: 15/09/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7059@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7059@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7059
Resumo:
Título: O GÊNERO DISCURSIVO PROPAGANDA TELEVISIVA: INTERAÇÕES VERBAIS NA PERSPECTIVA BAKHTINIANA Autor: AMANDA FERRAZ DE OLIVEIRA E SILVA
Nº do Conteudo: 7059
Catalogação: 15/09/2005 Liberação: 15/09/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7059@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7059@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7059
Resumo:
Esta pesquisa tem como objetivo estudar o gênero discursivo
propaganda
televisiva e as interações verbais aí presentes sob a
perspectiva bakhtiniana. O
corpus principal da pesquisa compõe-se de dados retirados
de algumas propagandas
televisivas, tendo sido gravadas e transcritas 11
propagandas da empresa FIAT
Automóveis do Brasil, produzidas no período de 2000 a 2003.
A análise das
propagandas televisivas foi realizada com base nos
pressupostos da teoria de Bakhtin
(1981, 1992 e 1997), considerando-se conceitos de gênero,
interação verbal,
dialogismo, vozes discursivas, intertextualidade e ironia.
A partir dos resultados da
análise, propomos a classificação do gênero propaganda
televisiva como um gênero
intersemiótico complexo. A análise dos dados permitiu
também caracterizar a
propaganda televisiva como um gênero em que há a fusão do
próprio gênero
propaganda com o seu veículo de suporte, a televisão. O
estudo das interações
verbais mostrou que este gênero reflete aspectos histórico-
sociais, valores e
estereótipos, por meio das vozes ideológicas da sociedade,
que permeiam o discurso.
Este trabalho nos possibilita confirmar que a língua é um
fenômeno social, histórico
e ideológico e que o contexto é muito importante para a
compreensão do que é dito
ou do que se quer dizer em uma propaganda televisiva, que
se constitui como um
enunciado social (Bakhtin, 1981, 124).