$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: O PACTO PÓS-NUPCIAL COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DAS RELAÇÕES PATRIMONIAIS NO CASAMENTO
Autor: EDUARDO GOMES MATOSO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  NADIA DE ARAUJO - ORIENTADOR
VITOR DE AZEVEDO ALMEIDA JUNIOR - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 70470
Catalogação:  16/05/2025 Liberação: 27/03/2026 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70470&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70470&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70470

Resumo:
Esta dissertação investiga o papel da autonomia privada e o fenômeno da contratualização no âmbito patrimonial do casamento, especialmente em relação aos instrumentos de gestão do patrimônio conjugal e sua adequação aos ditames constitucionais de livre desenvolvimento da pessoa e à liberdade para criar um modelo familiar que atenda aos seus próprios interesses. A dinamicidade das relações conjugais contemporâneas reforça a disponibilidade e a capacidade dos cônjuges de construírem o seu projeto existencial, a sua comunhão plena de vida, inclusive no que toca aos aspectos patrimoniais e ao regime de bens do casamento. Nesse contexto, o objeto principal de estudo é se há espaço, no ordenamento jurídico nacional, para uma figura como o pacto pós-nupcial, negócio jurídico bilateral ajustado entre os cônjuges no qual seria possível estabelecer, mesmo após a celebração do casamento, novas regras sobre aquisição, administração e partilha de bens no futuro. A partir da releitura da função da família à luz da Constituição Federal de 1988 como instrumento para livre desenvolvimento da personalidade dos seus membros empreendida pelo direito civil-constitucional, procede-se ao exame crítico do tratamento dado pelo direito brasileiro ao regime de bens e à sistemática para sua alteração, com o realce do contraste entre a liberdade concedida aos nubentes para construir o seu estatuto patrimonial singular no início da vida conjugal e as restrições existentes ao exercício dessa liberdade no curso do casamento. Na sequência, este trabalho se propõe a refletir sobre o pacto pós-nupcial como alternativa à atual regulamentação sem que se faça necessária qualquer alteração legislativa. Essa reflexão se centrou na viabilidade da extrajudicialização do procedimento e na utilidade e função do pacto pós-nupcial como instrumento de gestão patrimonial da sociedade conjugal, com o exame dos seus pressupostos de validade e eficácia, dos remédios existentes no ordenamento para tutelar as situações patológicas e do seu conteúdo, de forma a demonstrar, a partir da leitura bibliográfica e do método exploratório-dedutivo, a utilidade e legalidade dos pactos pós-nupciais à luz dametodologia civil-constitucional e analisar as consequências de sua utilização.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui