INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: O ITINERÁRIO DA INICIAÇÃO CRISTÃ DA FÉ DE ADULTOS EM CONTEXTOS URBANOS: DA PASTORAL DE CONVERSÃO À CATEQUESE DE INICIAÇÃO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): LEONARDO FELIPE DE OLIVEIRA RIBAS

Colaborador(es):  ANA MARIA DE AZEREDO LOPES TEPEDINO - Orientador
Número do Conteúdo: 7026
Catalogação:  08/09/2005 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7026@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7026@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7026

Resumo:
Os desafios sócio-culturais e religiosos do contexto urbano hodierno requerem uma revisão teológica da ação pastoral da Igreja católica. A fragmentação do universo religioso brasileiro marca as lógicas de ação e a prática religiosa nos diversos perfis de catolicismo. De um lado, temos o imperativo do subjetivismo; e, de outro, uma pastoral ainda pré-urbana, que se apresentam como desafios para responder às demandas deste contexto. Nossa dissertação busca redescobrir a Iniciação Cristã de Adultos e o seu potencial evangelizador. Partimos da hipótese de que se redescobrirmos o caráter primordial do catecumenato como função essencial da Igreja e, se redescobrirmos uma iniciação e re-iniciação da fé cristã de adultos, pautada em um relacionamento pessoal e permanente, tendo como referência o Reino e a prática da justiça, teremos daí um novo modelo eclesial que poderá revigorar toda a vida da Igreja em nossos tempos. Nossa tese fundamental é que, se não muda a Igreja, não muda a catequese e vice-versa. Somente uma catequese com adultos pode ajudar a fazer nascer uma Igreja adulta. Acreditamos que o Ritual da Iniciação Cristã de Adultos (RICA) é um instrumento privilegiado da Igreja para auxiliar àqueles e àquelas que chegam, ou que retornam, a mergulhar na totalidade do mistério pascal de Cristo, por meio da globalidade da experiência pastoral que envolve (bíblica, litúrgica, comunitária, pastoral e solidária). Por fim, afirmamos que a Igreja é o ambiente definitivo onde este encontro e reencontro com Cristo pode ser realizado.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF  
INTRODUÇÃO  PDF  
CAPÍTULO 1  PDF  
CAPÍTULO 2  PDF  
CAPÍTULO 3  PDF  
PERSPECTIVAS  PDF  
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui