$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: CANCELAMOS DESDE SEMPRE: UM ESTUDO SOBRE INTERAÇÕES SOCIAIS E JULGAMENTO
Autor: DEJAIR PACHECO FONTES NETO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  CLAUDIA PEREIRA (CLAUDIA DA SILVA PEREIRA) - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 70179
Catalogação:  29/04/2025 Liberação: 30/04/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70179&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70179&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70179

Resumo:
A Cultura do Cancelamento é apresentada como um fenômeno presente nas interações sociais e digitais da modernidade tardia. O cancelamento acontece depois de ações ou afirmações que são consideradas inadequadas pelo público, ocasionando em sanções para aqueles que se encontram no centro da discussão. Neste processo, estão em jogo práticas sociais, tais como avaliação de posturas, rotulação, vigilância, julgamento, entre outras. Este trabalho tem por objetivo compreender como se dão os encontros e as relações sociais diante da perspectiva interacionista, e como os fenômenos sociais estão ligados à regulação do outro, se concentrando na tentativa de responder se o cancelamento é um fenômeno social, de fato, novo ou não. A metodologia adotada é a combinação dos métodos de revisão bibliográfica e estudos de caso. Serão analisados os casos dos ataques à influenciadora Gkay e do cantor Wilson Simonal. Foram compilados materiais jornalísticos e documentais em que as duas personalidades eram mencionadas, a fim de reconstruir a trajetória dos episódios. Além disso, em especial no caso de Gkay, foi possível a análise de métricas de publicações e buscas envolvendo seu nome. Apesar da época e do contexto no qual Simonal está inserido não haver o ambiente digital - a internet como conhecemos -, o estudo de seu episódio é fundamental para a construção da proposta desta pesquisa, que busca construir um terreno fértil de análise do comportamento social diante dos eventos nos quais ambos estão inseridos para concluir que a prática do cancelamento é algo que não começou por agora, sendo assim uma releitura de práticas sociais já existentes. Para isso, esta dissertação é embasada em teorias interdisciplinares, como as de Émile Durkheim, Erving Goffman, Michel Foucault e Howard Becker, e estudos das possíveis novas configurações da sociedade a partir da tecnologia.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui