As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: A (RE)CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE PROFISSIONAL E ORGANIZACIONAL E A EXPERIÊNCIA DE AFILIAÇÃO NO CONTEXTO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DE INGLÊS Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): CLAUDIA REGINA DE SOUZA
Colaborador(es): MARIA DO CARMO LEITE DE OLIVEIRA - Orientador
Número do Conteúdo: 7002
Catalogação: 02/09/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7002@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7002@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7002
Resumo:
Título: A (RE)CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE PROFISSIONAL E ORGANIZACIONAL E A EXPERIÊNCIA DE AFILIAÇÃO NO CONTEXTO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DE INGLÊS Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): CLAUDIA REGINA DE SOUZA
Colaborador(es): MARIA DO CARMO LEITE DE OLIVEIRA - Orientador
Número do Conteúdo: 7002
Catalogação: 02/09/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7002@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7002@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7002
Resumo:
O presente trabalho analisa como os impactos da
implementação de um modelo
de cultura empresarial nos cursos de ensino de inglês
incidem na (re)construção da
identidade dos professores e, conseqüentemente, no seu
sentimento de afiliação
àquelas instituições. À luz de conceitos como identidade,
contrato psicológico e
comodificação e com base em entrevistas de pesquisa feitas
com professoras de
duas instituições, procuramos investigar como esta mudança
vem afetando o
sentimento de continuidade biográfica das professoras como
indivíduos, profissionais
e membros daquelas organizações. Os resultados sugerem que
tal mudança faz
emergir conflitos de representação em relação à tarefa de
ensinar, ao papel do
professor e à imagem da instituição, com conseqüências no
sentimento de maior ou
menor pertencimento à organização e no processo de
construção de uma narrativa
pessoal coerente.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO |
PDF ![]() |
CAPÍTULO 1 |
PDF ![]() |
CAPÍTULO 2 |
PDF ![]() |
CAPÍTULO 3 |
PDF ![]() |
CAPÍTULO 4 |
PDF ![]() |
CAPÍTULO 5 |
PDF ![]() |
CAPÍTULO 6 |
PDF ![]() |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |
PDF ![]() |