As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: ARTE E INFÂNCIA: UM ESTUDO DAS INTERAÇÕES ENTRE CRIANÇAS, ADULTOS E OBRAS DE ARTE EM MUSEU Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): MARIA TERESA JAGUARIBE A DE MOURA
Colaborador(es): SONIA KRAMER - Orientador
Número do Conteúdo: 7000
Catalogação: 02/09/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7000@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7000@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7000
Resumo:
Título: ARTE E INFÂNCIA: UM ESTUDO DAS INTERAÇÕES ENTRE CRIANÇAS, ADULTOS E OBRAS DE ARTE EM MUSEU Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): MARIA TERESA JAGUARIBE A DE MOURA
Colaborador(es): SONIA KRAMER - Orientador
Número do Conteúdo: 7000
Catalogação: 02/09/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7000@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7000@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7000
Resumo:
Esta pesquisa foi realizada no Museu de Arte Moderna do
Rio de Janeiro no ano
de 2004, tendo como foco de atenção as crianças, os jovens
e os professores
que aderiram, em visitas escolares, ao Programa Educativo,
e os profissionais
responsáveis por esse atendimento. A partir da observação
direta de registros
escritos e de imagens, buscou conhecer e compreender as
interações entre crianças,
jovens, adultos e obras de arte no espaço do Museu e
refletir sobre essas
interações no que se referem ao desenvolvimento da
sensibilidade estética e da
capacidade de apreciação crítica. Reconhecendo a infância
como uma construção
social e compreendendo as crianças e jovens como atores
sociais, procurou,
no referencial teórico da Sociologia da Infância, na
filosofia antropológica de
Walter Benjamin e na psicologia de Lev Semenovich
Vigotsky, as bases fundamentais
de interpretação. Ao perceber a arte como fonte da
subjetividade humana,
patrimônio e direito a ser legitimado, e o museu e a
escola como parceiros
potenciais na tarefa da formação artística e cultural de
todos, a pesquisa procurou,
nas redes de significado que se formam entre os indivíduos
envolvidos e as
obras de arte expostas, subsídios para a construção de um
texto que se inspira
na etnografia como metodologia para a descrição e análise
da realidade observada.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO | |
INTRODUÇÃO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
BIBLIOGRAFIA E ANEXOS |
PDF ![]() |