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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: IGUALITARISMO NEGRO E LUTAS POR DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: UMA ANÁLISE DA JUDICIALIZAÇÃO DA LEI NÚMERO 12.711/2012 NO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA SEGUNDA REGIÃO (TRF2) Autor: HELOISA DE FARIA PACHECO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
GISELE CITTADINO (GISELE GUIMARAES CITTADINO) - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 69888
Catalogação: 08/04/2025 Liberação: 11/04/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69888&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69888&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69888
Resumo:
Título: IGUALITARISMO NEGRO E LUTAS POR DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: UMA ANÁLISE DA JUDICIALIZAÇÃO DA LEI NÚMERO 12.711/2012 NO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA SEGUNDA REGIÃO (TRF2) Autor: HELOISA DE FARIA PACHECO
Nº do Conteudo: 69888
Catalogação: 08/04/2025 Liberação: 11/04/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69888&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69888&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69888
Resumo:
A dissertação pretende compreender a permanência da
judicialização das políticas de ações afirmativas nas universidades públicas
federais, que visam a democratização do acesso ao ensino superior público
brasileiro e colocam em debate sua própria funcionalidade para
manutenção ou superação das desigualdades no país. Em um momento
em que se completa a primeira década de implementação da Lei número
12.711/2012 nestas instituições, busca analisar o que se encontra em
disputa na efetivação desses programas. Para tanto, recorre à categoria
Igualitarismo Negro, desenvolvida por Antonio Sergio Alfredo Guimarães,
para entender os desafios que as lutas e formas de resistência do
movimento negro trazem para os processos de invenção democrática,
notadamente para o reconhecimento das desigualdades raciais, a
aprovação de políticas de igualdade (promocionais e antidiscriminatórias)
e o enfrentamento ao racismo no campo educacional. Ademais, dimensiona
como os procedimentos de fiscalização e verificação das condições de
beneficiários está no cerne das controvérsias e dos debates legislativos,
jurisprudenciais, acadêmicos e midiáticos, ensejando distintas formas de
formulação e concretização da política pública. A partir desses dois
subsídios, são analisadas quarenta e uma decisões (41) proferidas pelo
Tribunal Regional Federal da Segunda Região (TRF2), que possui jurisdição no
Rio de Janeiro e no Espírito Santo, concernentes à execução da Lei de
Cotas pelas universidades localizadas nesses estados (UFES, UFF, UFRJ,
UFRRJ, UNIRIO). Inicialmente, como objetivos específicos, buscou-se
identificar a natureza da demanda, a classe da ação, as Turmas Recursais
que proferiram as decisões, o ano da decisão, as universidades envolvidas,
a sub-cota judicializada, o autor do recurso, o tipo de assistência jurídica
dos candidatos, o curso de graduação judicializado, as manifestações do
Ministério Público Federal e das gestões universitárias e o resultado das
decisões em segunda instância. Em sequência, com o objetivo de
compreender os dissensos e o posicionamento do TRF2, analisa-se os
argumentos apresentados pelos autores dos recursos e a fundamentação
da decisão do órgão colegiado. Objetiva-se, assim, compreender as
disputas que permanecem após uma década de implementação da
legislação federal, em especial quanto à adoção de instrumentos de
controle do efetivo acesso dos seus sujeitos de direito à educação superior.
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NA ÍNTEGRA |