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Coleção Digital
Título: REFLEXÕES ACERCA DO ATENDIMENTO À FAMÍLIA NA CLÍNICA FONOAUDIOLÓGICA Instituição: UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO - UNICAP Autor(es): MANOEL QUEIROZ DE OLIVEIRA
Colaborador(es): CRISTINA MARIA DE SOUZA BRITO DIAS - Orientador
Número do Conteúdo: 6978
Catalogação: 30/08/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6978@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6978@2
Resumo:
Título: REFLEXÕES ACERCA DO ATENDIMENTO À FAMÍLIA NA CLÍNICA FONOAUDIOLÓGICA Instituição: UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO - UNICAP Autor(es): MANOEL QUEIROZ DE OLIVEIRA
Colaborador(es): CRISTINA MARIA DE SOUZA BRITO DIAS - Orientador
Número do Conteúdo: 6978
Catalogação: 30/08/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6978@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6978@2
Resumo:
Esta pesquisa teve por objetivo geral refletir sobre o
trabalho do fonoaudiólogo com a família de crianças que
apresentam atraso de linguagem. Para tanto, foi utilizada
a metodologia qualitativa, e o instrumento de coleta se
constituiu de uma entrevista semi-estruturada, realizada
com seis fonoaudiólogas que atuam em consultório
particular. Cada entrevista foi analisada individualmente
e, em seguida, foram levantadas seis categorias a partir
das quais se detectaram os conteúdos expressos por todas
as participantes: 1- no que se refere à relação entre
atraso de linguagem e funcionamento familiar, elas
perceberam que o atraso de linguagem se relaciona com
questões de ordem subjetiva da família, como a
superproteção materna, a relação simbiótica entre a mãe e
a criança, a fragilização da função paterna, a falta de
tempo dos pais para com os filhos no dia-a-dia, além de
questões como ansiedade, angústia e estresse familiar,
prejudicando a criança inserida neste contexto. 2- quanto
à participação da família na avaliação e na terapia dos
atrasos de linguagem, observou-se que a família é pouco
participativa. Algumas vezes se solicita a entrada da mãe
para assistir à sessão, a fim de que a profissional lhe
ensine condutas e atividades para serem feitas em casa
com a criança. 3- em relação às intervenções das
fonoaudiólogas com a família de crianças com atrasos de
linguagem, constatam-se duas abordagens distintas: uma
centrada no respeito ao processo inter-subjetivo do
sistema familiar e outra predominantemente marcada por
intervenções centradas nas orientações objetivas e
diretivas aos pais, com pouca atenção à subjetividade dos
mesmos. 4- quanto aos sentimentos experienciados, a
maioria das participantes mencionou experimentar
satisfação e bem-estar no contato com as famílias, com
exceção de uma participante que fez menção a sentimentos
de medo e insegurança. 5- em relação às dificuldades
sentidas, as fonoaudiólogas relataram questões como a
resistência das famílias quanto à participação e
envolvimento no processo terapêutico, bem como o
estabelecimento dos limites entre os assuntos pertinentes
à Fonoaudiologia e outros de ordem mais psicológica. 6-
finalmente, no que se refere ao preparo para atenderem às
famílias, constatou-se a falta de preparo, uma vez que
elas reconheceram suas limitações em termos de formação
acadêmica. Conclui-se que, excetuando uma participante,
as demais ainda seguem o modelo de atendimento baseado
nos pressupostos cartesianos, deixando de contemplar a
complexidade do sistema familiar.
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