XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: OTIMIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO DE CARREGAMENTOS DE EMBARCAÇÕES: UMA APLICAÇÃO À CADEIA DE SUPRIMENTOS DE PETRÓLEO Autor: RAPHAEL DOMINGUES DE LACERDA BITTENCOURT
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LUCIANA DE SOUZA PESSOA - ORIENTADOR
SILVIO HAMACHER - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 69636
Catalogação: 17/03/2025 Liberação: 22/11/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69636&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69636&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69636
Resumo:
Formato DC | MARC |
Título: OTIMIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO DE CARREGAMENTOS DE EMBARCAÇÕES: UMA APLICAÇÃO À CADEIA DE SUPRIMENTOS DE PETRÓLEO Autor: RAPHAEL DOMINGUES DE LACERDA BITTENCOURT
SILVIO HAMACHER - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 69636
Catalogação: 17/03/2025 Liberação: 22/11/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69636&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69636&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69636
Resumo:
As embarcações Pipe Laying Support Vessel (PLSV) são um recurso
crítico responsável pelas tarefas de interligação submarinas, conectando o
poço à plataforma produtora, sendo essa a última etapa necessária para o
início da produção de óleo. Para realizar essa atividade, a embarcação precisa
atracar em um determinado berço localizado em uma base (porto), com a
finalidade de carregar os diferentes tipos de materiais que são utilizados ao
longo da operação. Com o objetivo de auxiliar no planejamento operacional dos
carregamentos de uma empresa brasileira de óleo e gás, este trabalho propõe
utilizar um método de solução exato para ser utilizado na geração de um
planejamento de carregamentos de PLSVs, buscando diminuir a ociosidade
dessas embarcações. O problema descrito pode ser visto como um problema
de programação de máquinas paralelas idênticas, onde devemos programar
um conjunto de jobs J (representando os carregamentos dos navios) em um
conjunto de máquinas K (representando os berços) de modo que diferentes
premissas da operação real sejam respeitadas. Utilizando instâncias criadas
baseadas em dados reais, é possível alcançar o resultado ótimo em 97 por cento das
instâncias testadas, considerando o tempo limite estipulado de uma hora. As
soluções são obtidas em um tempo computacional médio de 4 minutos, aderente
ao processo da companhia e assim, mostrando-se uma boa ferramenta de apoio
à decisão. Para ajudar a interpretar os resultados obtidos, foi desenvolvido um
aplicativo web shiny, onde é possível realizar diferentes análises de maneira
eficiente e dinâmica.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |