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Título: O PROCESSAMENTO DA CONCORDÂNCIA NA COMPREENSÃO DE SENTENÇAS COM VERBOS INACUSATIVOS NO PORTUGUÊS BRASILEIRO
Autor: MARIO CESAR DA SILVA SOUZA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ERICA DOS SANTOS RODRIGUES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 69567
Catalogação:  10/03/2025 Liberação: 17/03/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69567&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69567&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69567

Resumo:
A presente tese investiga como falantes cultos do Português Brasileiro (PB) processam, na compreensão de sentenças, a concordância com verbos inacusativos e DP sujeito posposto. Tem como aportes teóricos a Teoria Gerativa, a Psicolinguística, e também a Sociolinguística Variacionista. Exploram-se, em um conjunto de 04 experimentos, os fatores distância linear entre o sujeito e o verbo, animacidade do sujeito, número do DP sujeito e saliência verbal. Os resultados, discutidos à luz de uma visão da computação linguística em tempo real no processo de compreensão, revelam nuances sobre o processamento de concordância em construções inacusativas, com variações dependentes da tarefa e das variáveis investigadas. No primeiro experimento, uma tarefa de julgamento de aceitabilidade com escala Likert de 5 pontos, em que foram manipulados o fator distância entre o sujeito e o verbo e o fator número do DP sujeito (verbo mantido sempre no singular), obteve-se efeito principal das duas variáveis e efeito de interação. Valores mais altos foram atribuídos às condições de distância curta e às condições com DP singular, tendo sido a condição curtaDPsing a mais bem avaliada. As condições curtaDPpl e longaDPpl. tiveram valores mais baixos, não tendo sido verificada diferença significativa entre elas. Por se tratar de um experimento de julgamento, em que a frase permanecia acessível por 8s, é possível que as condições de incongruência de número entre o verbo (sing.) e o DP sujeito (pl.) tenham gerado estranhamento apesar da distância. O segundo experimento foi uma tarefa de leitura automonitorada, com as mesmas variáveis independentes do experimento 1. Houve apenas efeito principal da variável número do DP sujeito, com preferência por DPs singulares. Na comparação entre pares, destaca-se a diferença entre longaDPsing e longaDPpl, com tempos mais altos associados à segunda condição, indicando, pois, uma preferência pelo singular. O terceiro experimento consistiu em uma tarefa de repetição de sentenças, em que o tempo do verbo (presente vs. passado) e a animacidade do DP sujeito foram tomados como variáveis independentes. A previsão de que DPs animados induziriam mais repetições congruentes não foi confirmada. Tempo verbal como fator principal não foi significativo; contudo foi observada diferença entre presente e passado no contraste entre DPs não animados, com maior número de repetições corretas para passado não animado, o que aponta para um efeito de saliência fônica. O último experimento fez uso da técnica de escuta automonitorada e avaliou efeitos do número do verbo e da animacidade do DP sujeito. Não houve efeito principal das variáveis nem efeito de interação. Esse resultado, analisado em conjunto com os obtidos nas demais tarefas, sugere que situação de oralidade favorece a aceitabilidade tanto da concordância redundante como da não redundante, em uma possível manifestação de bilinguismo interno (Roeper, 1999) dos falantes do PB. Conclui-se, pois, que as variáveis investigadas têm efeitos complexos na computação das relações de concordância com inacusativos e que operações e demandas cognitivas mobilizadas pelas tarefas experimentais bem como as modalidades de apresentação dos estímulos (escrito ou oral) impactam o processamento dessas relações, apontando para um contexto de diglossia.

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