$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: DIMENSIONAMENTO DA RESERVA DE POTÊNCIA OPERATIVA DO SISTEMA ELÉTRICO BRASILEIRO UTILIZANDO A SIMULAÇÃO MONTE CARLO
Autor: DANIEL DE LESSA BORBA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANDRE MILHORANCE DE CASTRO - ORIENTADOR
ARMANDO MARTINS LEITE DA SILVA - COORIENTADOR
JOSÉ FILHO DA COSTA CASTRO - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 69482
Catalogação:  24/02/2025 Liberação: 07/03/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69482&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69482&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69482

Resumo:
A reserva de potência operativa é a parcela da geração responsável por assegurar a confiabilidade dos sistemas elétricos na ocorrência de contingências dos equipamentos, bem como erros na previsão de carga e geração. A crescente penetração de fontes renováveis variáveis nas redes elétricas, como as fontes eólica e solar fotovoltaica, vem agregando ainda mais incertezas no planejamento, na programação da operação e na própria operação. Sendo assim, a metodologia para o cálculo da reserva potência operativa deverá acompanhar as transformações do sistema, sendo necessária a representação das incertezas e a consideração das taxas de falhas dos equipamentos, para o adequado dimensionamento. Um sobredimensionamento da reserva incorre em elevado custo ao consumidor, enquanto um subdimensionamento, expõe o sistema a riscos. Dadas as características estocásticas do sistema, a utilização de métodos probabilísticos se apresenta como mais apropriada para o dimensionamento da reserva operativa. Nesta dissertação, o principal objetivo é aplicar a simulação Monte Carlo para estimar os índices de confiabilidade para o sistema elétrico brasileiro. Os desvios da previsão de carga e geração eólica são representados através de distribuições obtidas a partir de dados históricos. As gerações das usinas hidrelétricas e termelétricas adotadas são baseadas no resultado do modelo de otimização energética, utilizado na programação diária da operação do sistema elétrico brasileiro. São realizados diversos testes com intuito de avaliar os impactos nos índices de confiabilidade do sistema elétrico brasileiro.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui