$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC | MARC |



Título: MÉTODO DA ENTROPIA CRUZADA PARA SOLUÇÃO DO PROBLEMA DE PLANEJAMENTO DA EXPANSÃO DA TRANSMISSÃO
Autor: JOSIANE LIMA BORN
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANDRE MILHORANCE DE CASTRO - ORIENTADOR
ARMANDO MARTINS LEITE DA SILVA - COORIENTADOR
FERNANDO APARECIDO DE ASSIS - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 69478
Catalogação:  24/02/2025 Liberação: 24/10/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69478&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69478&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69478

Resumo:
O planejamento da expansão da transmissão (PET) tem como objetivo definir a localização, o momento e a quantidade de reforços que devem ser implementados na rede elétrica. Por meio da definição estratégica de reforços, o PET garante que a infraestrutura de transmissão esteja preparada para atender ao aumento da demanda, à integração de novas fontes de geração e às novas tecnologias que surgem no setor elétrico. Todavia, a modelagem do problema se tornou mais desafiadora devido ao aumento da magnitude dos sistemas elétricos. Como consequência, a quantidade de incertezas atreladas exige ferramentas de otimização que possibilitem a gestão eficiente dos recursos econômicos. Portanto, essa dissertação propõe a utilização de um algoritmo denominado SMC-CE-PET, que é baseado no método da entropia cruzada com auxílio de simulação Monte Carlo, para solucionar a otimização do problema PET. Por meio de uma distribuição de probabilidade, o algoritmo é executado e diversos planos de expansão podem ser identificados. Para análise da metodologia proposta, é solucionado o problema PET estático de longo prazo, através de modelo DC linearizado de rede com a inclusão de perdas ôhmicas e consideração do critério de segurança N-1 para a rede de transmissão. Dois sistemas teste, comumente utilizados neste tópico de pesquisa, são empregados no processo de validação da metodologia proposta.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui