XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: A CRISE E O PROJETO EDUCACIONAL NO BRASIL: OLHAR PARA A HISTÓRIA E ALMEJAR SONHOS POSSÍVEIS Autor: MARCELLE FARAH DE LEITE RIBEIRO
Instituição: -
Colaborador(es):
-
Nº do Conteudo: 69311
Catalogação: 07/02/2025 Liberação: 25/02/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69311&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.69311
Resumo:
Título: A CRISE E O PROJETO EDUCACIONAL NO BRASIL: OLHAR PARA A HISTÓRIA E ALMEJAR SONHOS POSSÍVEIS Autor: MARCELLE FARAH DE LEITE RIBEIRO
Nº do Conteudo: 69311
Catalogação: 07/02/2025 Liberação: 25/02/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69311&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.69311
Resumo:
Neste artigo, analiso um artigo de opinião do jornalista Antônio Gois acerca do processo educacional brasileiro. A fim de efetuar uma análise de discurso situado e contextualizado, busco criar inteligibilidades por meio da Linguística Aplicada Crítica, abarcando a Linguística Sistêmico-Funcional em parceria com o Sistema de Avaliatividade. A interpretação proposta sugere que o texto sobre o qual reflito explicita as mazelas de um sistema de educação projetado para o desconhecimento e deseducação das classes sociais baixas, isto é, um ilogismo pedagógico, mas também revela um tom otimista pautado na realidade de que ainda
há algo por que se lutar. Desse modo, a análise foca em como o discurso sobre a educação brasileira reflete e ampara as
desigualdades estruturais e explora críticas à lentidão de mudanças sociais.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |