$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: HIBRIDIZAÇÃO DE EMBARCAÇÕES OFFSHORE
Autor: MARCUS VINICIUS ADORNO BORGES PINTO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  SERGIO LEAL BRAGA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 69257
Catalogação:  04/02/2025 Liberação: 11/02/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69257&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69257&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69257

Resumo:
Com enfoque na transição energética industrial, com destaque para o setor de transportes, a aplicação da hibridização como forma de otimizar produção energética em embarcações é analisada neste trabalho. Uma embarcação de suporte a plataformas de petróleo teve os dados de operação coletados por 6 meses. Observou-se que esta embarcação realiza operações com alto grau de transiência, o que tende a aumentar o consumo específico dos motores térmicos por operarem fora dos seus pontos ótimos. Um simulador foi criado para comparar as operações coletadas do navio com a de um sistema de geração energética contendo um armazenador de energia, neste caso, baterias de íons de lítio ligadas ao barramento que alimenta os motores elétricos de propulsão, absorvendo as cargas transientes da demanda navio, permitindo que os motores térmicos de geração de energia operassem de forma otimizada relacionada ao consumo Foram sugeridas estratégias com a utilização da média simples e médias móveis de maneira a coordenar a potência dos motores na hibridização mantendo o seu comportamento mais estável e mais próximo da operação com menor consumo específico de combustível. Percebeu-se que, para as operações com maior transiência, em destaque àquelas com realização de posicionamento dinâmico da embarcação, a aplicação da hibridização foi mais eficiente, chegando a uma redução de consumo superando os 30 por cento. Por fim, foi realizado um estudo de caso para a aplicação da hibridização em um mês típico de operação do navio. Após aplicação das simulações, foram obtidos os valores de redução de consumo de 45.701litros/mês, representando uma economia de 22,58 por cento do combustível do navio. Extrapolando a operação para os 10 anos da expectativa de vida útil do sistema, verificou-se a sua viabilidade financeira, com uma economia estimada de 2.761.317,43 reais/ano atrelada à redução de consumo e de custos de manutenção.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui