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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: HIBRIDIZAÇÃO DE EMBARCAÇÕES OFFSHORE Autor: MARCUS VINICIUS ADORNO BORGES PINTO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
SERGIO LEAL BRAGA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 69257
Catalogação: 04/02/2025 Liberação: 11/02/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69257&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69257&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69257
Resumo:
Título: HIBRIDIZAÇÃO DE EMBARCAÇÕES OFFSHORE Autor: MARCUS VINICIUS ADORNO BORGES PINTO
Nº do Conteudo: 69257
Catalogação: 04/02/2025 Liberação: 11/02/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69257&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69257&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69257
Resumo:
Com enfoque na transição energética industrial, com destaque para o setor de
transportes, a aplicação da hibridização como forma de otimizar produção
energética em embarcações é analisada neste trabalho. Uma embarcação de suporte
a plataformas de petróleo teve os dados de operação coletados por 6 meses.
Observou-se que esta embarcação realiza operações com alto grau de transiência, o
que tende a aumentar o consumo específico dos motores térmicos por operarem fora
dos seus pontos ótimos. Um simulador foi criado para comparar as operações
coletadas do navio com a de um sistema de geração energética contendo um
armazenador de energia, neste caso, baterias de íons de lítio ligadas ao barramento
que alimenta os motores elétricos de propulsão, absorvendo as cargas transientes da
demanda navio, permitindo que os motores térmicos de geração de energia
operassem de forma otimizada relacionada ao consumo Foram sugeridas estratégias
com a utilização da média simples e médias móveis de maneira a coordenar a
potência dos motores na hibridização mantendo o seu comportamento mais estável
e mais próximo da operação com menor consumo específico de combustível.
Percebeu-se que, para as operações com maior transiência, em destaque àquelas
com realização de posicionamento dinâmico da embarcação, a aplicação da
hibridização foi mais eficiente, chegando a uma redução de consumo superando os
30 por cento. Por fim, foi realizado um estudo de caso para a aplicação da hibridização em
um mês típico de operação do navio. Após aplicação das simulações, foram obtidos
os valores de redução de consumo de 45.701litros/mês, representando uma
economia de 22,58 por cento do combustível do navio. Extrapolando a operação para os 10
anos da expectativa de vida útil do sistema, verificou-se a sua viabilidade financeira,
com uma economia estimada de 2.761.317,43 reais/ano atrelada à redução de
consumo e de custos de manutenção.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |