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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: PROJETO, SIMULAÇÃO E PROTOTIPAGEM DE UM VEÍCULO AÉREO NÃO TRIPULADO DO TIPO MULTIRROTOR OMNIDIRECIONAL Autor: FABIO PINHEIRO CARDOSO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARCO ANTONIO MEGGIOLARO - ORIENTADOR
JOAO CARLOS VIRGOLINO SOARES - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 69238
Catalogação: 03/02/2025 Liberação: 03/02/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69238&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69238&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69238
Resumo:
Título: PROJETO, SIMULAÇÃO E PROTOTIPAGEM DE UM VEÍCULO AÉREO NÃO TRIPULADO DO TIPO MULTIRROTOR OMNIDIRECIONAL Autor: FABIO PINHEIRO CARDOSO
JOAO CARLOS VIRGOLINO SOARES - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 69238
Catalogação: 03/02/2025 Liberação: 03/02/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69238&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69238&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69238
Resumo:
Este trabalho apresenta o projeto, simulação e prototipagem para um tipo
de Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) multirrotor omnidirecional, com os
motores fixos e hélices bidirecionais. Essa configuração apresenta potencial de
desempenhar manobras incomuns para as configurações convencionais (sub-atuadas), uma vez que podem ser sobre atuadas ou plenamente atuadas a
depender da quantidade de moto-propulsores instalados.
As configurações típicas de VANTs multirrotores convencionais normalmente dispõem seus motores alocados no mesmo plano e com seus eixos de
rotação paralelos. Entretanto, a proposta discutida nesse trabalho possui seus
conjuntos moto-propulsores dispostos em planos concorrentes e em posições
tais que potencializam as forças e torques disponíveis, podendo assim propiciar trajetórias de movimentos inatingíveis para os multirrotores comuns.
Essa dissertação então apresenta um estado da arte/técnica, visitando
alguns trabalhos sobre VANTs omnidirecionais, que vão desde VANTs omnidirecionais com rotores de direção variável, até os multirrotores omnidirecionais
com rotores fixos.
Baseada nessa visão geral do problema é apresentado o desenvolvimento
da modelagem matemática da plataforma aérea e de alguns dos seus subsistemas. Essa modelagem é seguida de simulações que auxiliam nas previsões
e estimativas para o comportamento dinâmico do sistema. Essas informações
são úteis para subsidiar o dimensionamento de outros componentes como o
frame, o sistema de propulsão entre outros, além de estabelecer uma base de
parâmetros para futuros testes do modelo físico do protótipo.
Com base nas discussões anteriores um leiaute básico para a plataforma
aérea é proposto e alguns aspectos de desempenho são avaliados e analisados
e, com base nestes, são propostos alguns trabalhos futuros.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |