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Título: UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE A PERFORMANCE DAS EMPRESAS BRASILEIRAS EXPORTADORAS E SUAS ESTRATÉGIAS LOGÍSTICOMERCADOLÓGICAS
Autor: RAQUEL DE CASTRO MELO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANDRE LACOMBE PENNA DA ROCHA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 6903
Catalogação:  22/08/2005 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6903&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6903

Resumo:
A transformação ocorrida na economia global somada aos avanços tecnológicos dos últimos anos criou uma interdependência econômica e comercial entre os países de forma que os mercados tornaram-se verdadeiramente globais. Produzir ou simplesmente comercializar produtos fora das fronteiras domésticas tornou-se um negócio comum e cada vez mais empresas de todo o mundo ingressam no comércio internacional como forma de criar novas oportunidades de negócios. No Brasil, o assunto exportações tem dominado os debates econômicos e há um consenso quanto a necessidade de um aumento significativo das exportações brasileiras, seja em razão da vulnerabilidade das contas externas, seja em razão da crescente conscientização, por parte dos empresários nacionais, da importância do mercado externo para o futuro de seus negócios. Porém, apesar das exportações brasileiras terem registrado nos últimos anos um razoável incremento em valores absolutos, a nossa participação relativa no mercado internacional revela que exportar caracteriza-se em um negócio difícil e arriscado. Os desafios para exportar não são poucos, e embora nos anos recentes o governo tenha adotado algumas medidas para reduzir os entraves às exportações, as empresas brasileiras ainda competem em situação de desvantagem em relação aos concorrentes internacionais. Sendo afetadas tanto por barreiras internas, que dificultam o processo de exportação e desestimulam o ingresso de outras empresas no comércio internacional, quanto por barreiras externas, impostas pelos países protecionistas, que diminuem a competitividade dos produtos brasileiros quando comercializados nestes mercados. Sem dúvidas, esses fatores contribuem para a decisão de muitas empresas brasileiras não incluírem as exportações em suas estratégias de crescimento ou muito menos apresentarem sucesso no comércio internacional. No entanto, a Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), todos os anos premia empresas brasileiras que, apesar das dificuldades encontradas para comercialização nos mercados externos, conseguiram obter destaque no comércio internacional. Diante deste cenário, torna-se relevante identificar as principais estratégias mercadológicas adotadas por essas empresas para comercialização de seus produtos nos mercados externos e analisar até que ponto a performance destas empresas, no mercado internacional, está relacionada à aplicação prática destas estratégias. Para isso, será realizada uma pesquisa quantitativa com uma amostra de 43 empresas brasileiras exportadoras que obtiveram destaque nas seguintes categorias: EXPORTADOR, CONQUISTA DE MERCADO, PEQUENO E MÉDIO EXPORTADOR/EMPRESA, IMAGEM BRASIL, MARCA BRASIL, IMAGEM PRODUTO, LOGÍSTICA, PERMANÊNCIA NO MERCADO EXTERIOR E GESTÃO DO COMÉRCIO EXTERIOR, assim, conseguiremos identificar, de que forma essas empresas conseguiram alcançar seus objetivos e se tornarem empresas exportadoras de sucesso.

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