$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: PROJETO, MODELO E PROTÓTIPO: O ENSINO E O OFÍCIO DE PROJETO DE ARQUITETURA NA ERA DIGITAL
Autor: MARCOS VINICIUS PEREIRA DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARCOS OSMAR FAVERO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 68752
Catalogação:  10/12/2024 Liberação: 12/12/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68752&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68752&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68752

Resumo:
Esta pesquisa aborda a relação entre os métodos de ensino de projeto de arquitetura e os avanços das tecnologias digitais, destacando a transição do fazer analógico para o fazer digital, bem como formas de complementaridade entre tais abordagens, enfatizando a importância da preparação dos estudantes para tais transformações. Busca investigar uma abordagem de ensino de projeto que reforce tal complementaridade e que dê fluidez a prática projetual. Propõe reflexões sobre como as escolas de arquitetura podem se preparar o paradigma digital. Para tanto, parte do conceito da dialogia do fazer e do pensar para a criação de um saber emancipado presente em abordagens de prática reflexiva no âmbito do projeto de arquitetura. Em seguida, busca traçar um paralelo entre o fazer analógico e fazer digital como formas complementares de trabalho. Utiliza os conceitos de ensino prático reflexivo nas obras de Donald Schön e Paulo Freire para demonstrar como a abordagem trabalho prático do fazer arquitetônico se torna uma ferramenta poderosa para a assimilação de conhecimento e de construção de uma consciência crítica e, por desdobramento, de um saber emancipado. Incorpora também os conceitos de Richard Sennett sobre engajamento artesanal e Juhani Pallasmaa sobre o saber corporificado como elementos para evidenciar como a reflexão a partir do fazer artesanal nas fases de ideação, projetação e execução pode promover um maior engajamento dos estudantes. Por último, parte do arcabouço teórico construído por Rivka Oxman, juntamente com outros autores, para traçar um panorama do estado da arte do projeto de arquitetura digital, no campo do design computacional através do conceito de projeto baseado em materiais e fabricação.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui