XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: PROJETO, MODELO E PROTÓTIPO: O ENSINO E O OFÍCIO DE PROJETO DE ARQUITETURA NA ERA DIGITAL Autor: MARCOS VINICIUS PEREIRA DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARCOS OSMAR FAVERO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 68752
Catalogação: 10/12/2024 Liberação: 12/12/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68752&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68752&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68752
Resumo:
Título: PROJETO, MODELO E PROTÓTIPO: O ENSINO E O OFÍCIO DE PROJETO DE ARQUITETURA NA ERA DIGITAL Autor: MARCOS VINICIUS PEREIRA DA SILVA
Nº do Conteudo: 68752
Catalogação: 10/12/2024 Liberação: 12/12/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68752&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68752&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68752
Resumo:
Esta pesquisa aborda a relação entre os métodos de ensino de projeto de
arquitetura e os avanços das tecnologias digitais, destacando a transição do fazer
analógico para o fazer digital, bem como formas de complementaridade entre tais
abordagens, enfatizando a importância da preparação dos estudantes para tais
transformações. Busca investigar uma abordagem de ensino de projeto que reforce
tal complementaridade e que dê fluidez a prática projetual. Propõe reflexões sobre
como as escolas de arquitetura podem se preparar o paradigma digital. Para tanto,
parte do conceito da dialogia do fazer e do pensar para a criação de um saber
emancipado presente em abordagens de prática reflexiva no âmbito do projeto de
arquitetura. Em seguida, busca traçar um paralelo entre o fazer analógico e fazer
digital como formas complementares de trabalho. Utiliza os conceitos de ensino
prático reflexivo nas obras de Donald Schön e Paulo Freire para demonstrar como
a abordagem trabalho prático do fazer arquitetônico se torna uma ferramenta
poderosa para a assimilação de conhecimento e de construção de uma consciência
crítica e, por desdobramento, de um saber emancipado. Incorpora também os
conceitos de Richard Sennett sobre engajamento artesanal e Juhani Pallasmaa sobre
o saber corporificado como elementos para evidenciar como a reflexão a partir do
fazer artesanal nas fases de ideação, projetação e execução pode promover um
maior engajamento dos estudantes. Por último, parte do arcabouço teórico
construído por Rivka Oxman, juntamente com outros autores, para traçar um
panorama do estado da arte do projeto de arquitetura digital, no campo do design
computacional através do conceito de projeto baseado em materiais e fabricação.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |