INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: MÍSTICA E COMPAIXÃO: A TEOLOGIA DO SEGUIMENTO DE JESUS EM THOMAS MERTON
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): GETULIO ANTONIO BERTELLI

Colaborador(es):  MARIA CLARA LUCCHETTI BINGEMER - Orientador
PAUL M PEARSON - Coorientador
Número do Conteúdo: 6869
Catalogação:  19/08/2005 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6869@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6869@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6869

Resumo:
A presente tese traz como título: Mística e Compaixão: A Teologia do Seguimento de Jesus em Thomas Merton. Ela aborda a teologia espiritual de um dos maiores místicos do século XX, que fez a síntese harmônica entre espiritualidade e solidariedade, contemplação e ação. Sua mística é apresentada aqui como o encontro existencial com o mistério sublime de Deus, da criação e do ser humano. No encontro com esse tríplice mistério (mística), o ser humano se constitui como tal e sem ele a vida perde profundidade e transparência. Pois ainda hoje, em plena era espacial, ecológica e nuclear, o centro do universo continua a ser o coração humano, feito para o Transcendente. O mistério da criação consiste no fato de ela ter o ser e a vida a partir de Outro, ex nihilo, que não Se comporta como usuário ou proprietário, apesar de ver que tudo é bom e belo. Um tal amor infinito, respeitador da alteridade, ocultando-se e se tornando invisível para deixar suas criaturas ser, é paradigmático para nós hoje e inspira o cuidado responsável por todas as formas de vida, humanas e não-humanas. Destarte, a mística mertoniana apresenta um duplo movimento, a saber ascendente: de abertura para Deus e descendente: de abertura ao mundo (na metáfora includente da compaixão), que consiste no empenho por promover a paz, a justiça e cuidado responsável pela criação/ecologia. E pelo fato de a teologia do seguimento de Jesus em Merton ter profundas bases bíblicas, interpretadas numa dimensão libertadora, ecumênica e macroecumênica, ela é capaz de embasar a espiritualidade da libertação latinoamericana: Uma espiritualidade de resistência profética diante das forças desumanizadoras e opressoras do mundo globalizado excludente; uma espiritualidade da solidariedade, que se coloca ao lado das vítimas em seu sofrimento e se engaja na utopia de minimizar a fome e miséria no mundo, até se tornar topia; e, finalmente uma espiritualidade da criação, morada de Deus e do humano. Destarte, nosso objetivo será mostrar que Merton é de fato um dos precursores da espiritualidade da paz na América do Norte, e da teologia da libertação latino-americana.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
CAPÍTULO 8  PDF
CAPÍTUTO 9  PDF
CAPÍTULO 10  PDF
CAPÍTULO 11  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui