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Título: OS SERTÕES DE JOSÉ DE ALENCAR NA OBRA O SERTANEJO (1875)
Autor: ANDRE VILACA GUERRA MONTEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARIA ELISA NORONHA DE SA MADER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 68687
Catalogação:  02/12/2024 Liberação: 02/12/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68687&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68687&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68687

Resumo:
No livro O sertanejo, de 1875, José de Alencar traz contribuições importantes para os estudos dos sertões. O livro nos permite ainda compreender as transformações do seu pensamento em relação à construção da nação no Brasil. A presente pesquisa tem como tema os novos significados que o conceito de sertão adquire nesta obra. A questão central da dissertação é: 1) no livro O sertanejo, o sertão aparece como espaço híbrido, ponto de encontro entre a civilização e a selva. Ao colocar o sertão nesse espaço de entre-lugares, por que uma mudança tão significativa em relação ao sertão na obra aqui analisada, considerando que em suas obras anteriores, O guarani (1857) e Iracema (1867) o sertão é compreendido como selva e em As minas de prata (1865) simplesmente como o lugar onde os colonizadores encontraram metais e pedras preciosas?

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