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Título: ECOS DA MADRUGADA: A IMPRENSA COMERCIAL E OS MUNDOS DO TRABALHO NAS CRÔNICAS DE FRANCISCO GUIMARÃES (1901-1904)
Autor: MATHEUS REZENDE CALDAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LEONARDO AFFONSO DE MIRANDA PEREIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 68638
Catalogação:  14/11/2024 Liberação: 14/11/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68638&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68638&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68638

Resumo:
O presente trabalho se debruça sobre as crônicas publicadas na grande imprensa entre 1901 e 1904 por Francisco Guimarães – um jovem jornalista negro que, nas décadas seguintes, se consagraria como um dos grandes nomes da crônica carnavalesca carioca como o Vagalume, pseudônimo com o qual publicou em 1933 um dos primeiros estudos sobre o samba. Foca-se de modo especial, sobre duas de suas colunas nos primeiros anos do século XX: a Reportagem da Madrugada, publicada na edição vespertina do Jornal do Brasil entre abril e julho de 1901; e a Ecos Noturnos, publicada no jornal A Tribuna ao longo do ano de 1904. Através da análise destas duas séries, pretende-se mostrar como Francisco Guimarães, ao incorporar em suas crônicas as demandas e experiências dos trabalhadores do período, ajudou a transformar radicalmente a cobertura da imprensa sobre os mundos do trabalho, com a ampliação do espaço a eles dedicado nas diversas folhas. Dessa empreitada resultou tanto a criação de novos espaços e colunas nos diferentes jornais quanto o sucesso alcançado por Vagalume na imprensa carioca da Primeira República.

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