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Título: IDENTIDADE E MISSÃO DO SETOR DE CULTURA RELIGIOSA DA PUC-RIO À LUZ DE UMA ANTROPOLOGIA BIO-HISTÓRICA
Autor: MONICA BAPTISTA CAMPOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LUCIA PEDROSA-PADUA (LUCIA PEDROSA-PADUA) - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 68601
Catalogação:  11/11/2024 Liberação: 16/09/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68601&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68601&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68601

Resumo:
Esta tese busca construir a trajetória do setor de Cultura Religiosa (CRE) da PUC-Rio e apontar caminhos para o seu desenvolvimento no século XXI. O setor da CRE tem características peculiares dentro da universidade, pois ministra aulas obrigatórias de teologia para estudantes de todos os cursos, menos para os discentes do curso de Teologia. Esta singularidade aponta para uma territorialidade distinta das demais salas de aulas ministradas na universidade, e neste sentido, o setor apresenta características que se revelam significativas no mundo contemporâneo. Também procuramos oferecer perspectivas para alinhar a Cultura Religiosa às propostas do papa Francisco para a educação católica e ao Pacto Educativo Global. Neste sentido, foi significativo o desenvolvimento de uma antropologia que possa responder às necessidades de uma educação humanizada e humanizadora numa região de fronteira acadêmica – as salas de aula da Cultura Religiosa. A antropologia bio-histórica é um elemento chave para a proposta de uma educação que integre as dimensões do ser humano. O maior diferencial deste olhar antropológico é a proposta de articulação entre as dimensões do sentido (hermenêutica) e da performance (presença) e o entendimento que o ser humano se situa existencialmente entre o cronos e o kairós. A pesquisa procura enfatizar a elaboração da dimensão da performance, elencando e refletindo sobre alguns conceitos: cotidiano, epifania, encontro-improvisação, espontaneidade, fluxomovimento e intuição. A antropologia bio-histórica nasce com um caráter interdisciplinar, incorporando – principalmente – elementos e reflexões originariamente das artes do corpo, tais como a dança, o teatro, as artes marciais e a expressão corporal. Nessa linha, destacam-se autores como Ivaldo Bertazzo, Richard Shusterman, Jacob Levy Moreno e Steve Paxton. Desta forma, a tese prioriza a dimensão do corpo e da corporalidade, que de certa forma foi pouco investigada na teologia ocidental. Isso implica uma mudança de enfoque, de uma abordagem predominantemente cognitiva e interpretativa para uma que valorize a experiência sensorial, emocional e corporal. O caráter interdisciplinar desta antropologia visa ser um passo para a construção de uma abordagem transdisciplinar no setor de Cultura Religiosa – instância que melhor representa a identidade e missão da Pontifícia Universidade Católica e que se constitui como um dos setores da universidade com grande potencial de diálogo e humanização a ser desenvolvido no século XXI.

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